PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE MARIA CAVALCANTE MAGALHÃES



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELIANE MARIA CAVALCANTE MAGALHÃES
DATA: 26/05/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Sala do ProfLetras
TÍTULO:

(RE) CONSTRUINDO IMAGENS DA MINHA ESCOLA”: PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ALUNOS DO 8º ANO POR MEIO DE NARRATIVAS DIGITAIS


RESUMO:

Esta pesquisa, em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFAL), discute propostas de letramento no contexto de uma Escola Pública no Município de Girau do Ponciano. O trabalho de campo, em sua fase metodológica inicial de exploração, revelou no discurso tanto do professor da classe como no dos alunos a circulação de valorações depreciativas sobre a escola. A presença dessas valorações pode interferir negativamente no processo pedagógico de leitura e escrita. Dessa forma, recorrendo a um aparato teórico sobre os estudos de Street (2014), Terzi (2007) e Rojo (2009) sobre letramentos em uma perspectiva discursiva, em complementariedade com uma abordagem metodológica da etnografia do contexto escolar, tal como propõem André (2012), Fritzen (2012) e Rojo (2009), foi estabelecido como objetivo geral levar os alunos do oitavo ano da escola José de Messias Barros a se perceberem como sujeitos livres a terem contato com as suas imagens sobre a escola, apresentando-lhes diferentes formas de ação e interação pelas linguagens, incluindo as que envolvem o letramento digital, onde essas representações podem ser circuladas. Os objetivos específicos estabelecidos foram: aproximar os alunos do seu contexto escolar cotidiano; entender que a escola faz parte da comunidade; aproximar a língua dos alunos-sujeitos; abrir espaço para o uso da multimodalidade como ponte para a escrita; fazer uso da natureza ideológica da linguagem. A intervenção se dá através da abordagem do tipo etnográfica organizada em duas etapas – exploratória e de aplicação. Os resultados mostram que os discentes têm se familiarizado com suas representações da escola e vêm buscando formas de apresentar a imagem que têm dela, utilizando a língua de forma mais dinâmica. Percebe-se ainda que as reflexões sobre a escola encaminham-nos a uma nova relação com a escola.


PALAVRAS-CHAVE:

imagens – letramentos – práticas de escrita – multimodalidade - tecnologia



PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno(a) - 2089960 - LUIZ FERNANDO GOMES
Externo(a) ao Programa - 1851662 - PAULO ROGERIO STELLA
Notícia cadastrada em: 03/05/2019 09:45
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 31/10/2024 21:38