Análise dos processos fonológicos presentes nos textos escritos de alunos do 7º. Ano do
Ensino Fundamental.
O presente trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo a produção textual de alunos do 7o ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Maceió/AL. O interesse da pesquisa incide em analisar a influência dos processos fonológicos nas produções escritas de alunos do 7o ano do ensino fundamental nas aulas de língua portuguesa. Com o intuito de reconduzir o olhar nas correções ortográficas de textos escritos, que de forma mais comum são tratados somente como “erros de ortografia”. O trabalho justifica-se, portanto, pela necessidade dos professores investigarem quais são os fenômenos linguísticos que estão para além dos “erros” gramaticais, e assim, buscar respostas para elucidar e ajudar os alunos a minimizar os episódios de desvios das regras gramaticais vigentes que estabelecem os padrões de escrita da língua portuguesa. A metodologia que será utilizada é de cunho qualitativo e quantitativo, uma vez que será desenvolvida através do estudo de caso e, posteriormente, por análise de percentuais. Para tanto, este trabalho terá como base teórica vários autores, entre eles: Bisol (2014), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Cagliari(2009), Henrique (2007), Morais (2007, 20012), Roberto (2016), Seara (2011), Cristófaro-Silva
(1999).
Processos fonológicos. Textos escritos. Erros ortográficos.