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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA PEREIRA DA SILVA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELISA PEREIRA DA SILVA
DATA: 30/07/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Fale-Ufal
TÍTULO:

"Entre letras e versos: o uso da Música Popular Brasileira como incentivo para a apreciação do texto poético numa turma de 9º Ano"


RESUMO:

 

Resumo: Este projeto de pesquisa apresenta uma proposta didática cujo objetivo é desenvolver a apreciação do texto poético através da audição, leitura e análise de letras de Canções da MPB na sala de aula de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Maceió/AL. O interesse pelo tema da pesquisa surgiu a partir da constatação de que as atividades de leitura e interpretação de poemas com alunos da referida série eram alvo de desinteresse na sala de aula.  Essa atitude pode decorrer da pouca prática de leitura significativa por parte dos alunos e consequentemente levando-os ao não entendimento da linguagem figurada e polissêmica próprias do texto literário, dificultando, dessa forma, a compreensão e a atribuição de sentidos ao texto. O trabalho justifica-se, portanto, pela possibilidade de se oportunizar poder incentivar os alunos para a apreciação e o prazer da leitura literária e assim melhorar a sua competência leitora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais precisamente uma pesquisa-ação de cunho interventivo, cujo procedimento básico será a realização de oficinas para a audição das canções, seguida da leitura, análise e apreciação das letras, por meio de discussões dos conteúdos e mensagens, utilizando-se de técnicas de leitura e interpretação de textos. O material básico será fornecido por uma coletânea de Letras de Canções da MPB, previamente montada pela pesquisadora. Serão utilizados também questionários, diários de bordo, diário dialogado, testes de compreensão de textos, entre outras atividades. A fundamentação teórica se baseará no estudo do gênero textual letra de música, especialmente da canção, suas origens e evolução (Manzoni e Rosas, 2010).  Do ponto de vista do cancioneiro da música popular brasileira, buscar-se-ão subsídios em de alguns pesquisadores da área, como Tinhorão (2017), Aguiar (1993) e Tatit (2016). Os dados a serem analisados serão colhidos a partir dos resultados dos questionários, dos testes e das atividades realizadas, além dos registros no diário de bordo e dos diários dialogados. 

 


PALAVRAS-CHAVE:

 

Palavras-chaves:

leitura na escola; leitura do texto poético; a canção como gênero literário; letra de música como gênero textual; música popular brasileira.

 


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 031.826.224-04 - MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS - UFPE
Presidente - 111.168.034-53 - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Notícia cadastrada em: 24/07/2020 12:15
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