A CAMINHO DA ESCOLA: PRÁTICAS COM DIFERENTES LINGUAGENS EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Multiletramentos. Letramentos. Cultura. Educação. Reescrita. Poema.
O trabalho tem como objetivo refletir sobre práticas didáticas com diferentes semioses, em que se desenvolvem atividades com multimodalidades, percebendo como isso contribui para o aprendizado de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Maceió-AL. Essa reflexão objetiva atestar como o trabalho de acompanhamento mais minucioso de intervenção do professor no desenvolvimento de uma sequência didática, com atividades gradativas, complementares e didaticamente distribuídas, contribui para a proficiência dos estudantes em leitura e escrita. O trabalho iniciou-se a partir das experiências encontradas no trajeto dos estudantes de casa até a escola, trazendo informações de suas diferentes perspectivas sobre a passagem por esse caminho, como elas se apresentam e como eles as identificam. As atividades foram desenvolvidas levando em consideração o local de moradia dos estudantes e o percurso que eles fazem até chegar à escola, tentando extrair o que eles percebem em seu meio e as informações implícitas e explícitas do caminho que possam ser representadas em textos das mais variadas semioses. Para isso, adotamos os gêneros textuais: mapa/desenho, texto em prosa, poema e fotografia. Para a realização de um trabalho mais delimitado, promovemos a imersão e a posterior reescrita do gênero poema, na Oficina de Poema. Assim, foram adotados estudos e pesquisas como referencial teórico para as discussões e análises das temáticas relacionadas ao multiletramento, à cultura, à educação, à poesia, à reescrita, entre outros: Rojo & Moura (2012); Souza (2011); Moran & Bacich (2018); Canclini (2008) e Pinheiro (2018).