“LETRAMENTO DIGITAL EM TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO TRABALHO DIDÁTICO COM A LEITURA E A ESCRITA”.
PALAVRAS-CHAVE:
Tecnologias digitais. Letramento digital. Aplicativos, WhatsApp.
As tecnologias digitais surgiram como mecanismos que auxiliam a vida em sociedade, facilitando a comunicação e quebrando as barreiras de espaço e tempo devido ao rápido acesso às informações que podem ser vistas na palma da mão. Além disso, o uso das tecnologias digitais possibilita a construção de conhecimentos no processo de aprendizagem, contribuindo de forma objetiva, interativa e prática nas aulas de Língua Portuguesa, visto que permite ao professor planejar aulas com atividades que podem ser realizadas ao telefone; avaliar e orientar os alunos, dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a promoção do letramento digital em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da cidade de Poço das Trincheiras, Estado de Alagoas. Para fundamentação teórica buscou-se os estudos de Santos (2007), Geraldi (2002), BRASIL (1998), Rojo (2006; 2013), BRASIL/BNCC (2015), Koch (2002), Araújo (2017), Coscarelli (2016), Kenski (2000), Kleimen (2000), Unesco (2013) e Marcuschi (2008), entre outros, que abordam a respeito do uso de tecnologias da comunicação e informação na escola. Adotou-se a metodologia da pesquisa-ação qualitativa do tipo participativa, envolvendo quatro procedimentos: pesquisa bibliográfica; análise de propostas relacionadas às TDIC no LDP adotado na escola; desenvolvimento de atividades com o uso do celular; definição de critérios para análise e reflexão sobre as aprendizagens. No transcorrer das atividades, foi-se verificando como e em que condições o ambiente virtual funciona conforme a hipótese levantada. Nesse sentido, foi oferecida uma sequência didática para o trabalho didático com o gênero textual meme, através do uso do celular. Identificou-se, por meio do levantamento de dados, que a maioria dos alunos, mesmo oriundos da zona rural, possuíam aparelho celular e o utilizavam com frequência. Isso mostra uma possibilidade para a interação professor/aluno. No entanto, os resultados mostraram limites e dificuldades quanto ao uso pedagógico do aplicativo.