A FORMAÇÃO DE LEITORES/AS E A ANÁLISE DO DISCURSO: Desnaturalizando as Evidências de Sentido Produzidas pelas Fake News
Análise do Discurso. Fake News. Formação de leitores/as. Ensino fundamental.
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida no PROFLETRAS com o objetivo de analisar os gestos de leitura dos/as alunos/as do 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Girau do Ponciano/AL sobre os efeitos de evidências de sentido produzidas pelas Fake News que circularam sobre o novo coronavírus no ano de 2020. A pesquisa buscou criar estratégias de leitura capazes de, junto com os/as estudantes, identificar Fake News e problematizar os gestos de interpretação que levam tantas pessoas a caírem facilmente nessa rede de notícias falsas. Partimos do pressuposto que cabe à escola o papel de formar leitores/as críticos/as e isso implica questionar a leitura superficial e acrítica presente na chamada era digital. Assim, o/a professor/a, especialmente de Língua Portuguesa, precisa produzir práticas que favoreçam a formação de leitores/as críticos/as diante da proliferação das Fake News. Nossa metodologia é de cunho qualitativo. Os dados coletados foram analisados a partir dos conceitos da Análise do Discurso (AD). Para tanto, este trabalho teve como base teórica os/as seguintes autores/as: Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2008, 2014). Através de pesquisa realizada entre os/as alunos/as, observamos que 85% se informam através de redes sociais e, somente, 6,8% se consideram bem informados/as. Com o desenvolvimento das atividades que discutiam e analisavam a constituição, a formulação e a circulação de sentidos advindos das Fake News, os/as alunos/as concluíram pela importância de uma leitura crítica capaz de combater a disseminação de notícias falsas.