PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de DEFESA: ANNE DAYSE BARBOSA SOUSA MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNE DAYSE BARBOSA SOUSA MAGALHAES
DATA : 01/03/2021
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/mxk-ovfd-cix
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DE LEITORES/AS E A ANÁLISE DO DISCURSO: Desnaturalizando as Evidências de Sentido Produzidas pelas Fake News


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do Discurso. Fake News. Formação de leitores/as. Ensino fundamental.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa-ação desenvolvida no PROFLETRAS com o objetivo de analisar os gestos de leitura dos/as alunos/as do 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental do município de Girau do Ponciano/AL sobre os efeitos de evidências de sentido produzidas pelas Fake News que circularam sobre o novo coronavírus no ano de 2020. A pesquisa buscou criar estratégias de leitura capazes de, junto com os/as estudantes, identificar Fake News e problematizar os gestos de interpretação que levam tantas pessoas a caírem facilmente nessa rede de notícias falsas.  Partimos do pressuposto que cabe à escola o papel de formar leitores/as críticos/as e isso implica questionar a leitura superficial e acrítica presente na chamada era digital. Assim, o/a professor/a, especialmente de Língua Portuguesa, precisa produzir práticas que favoreçam a formação de leitores/as críticos/as diante da proliferação das Fake News. Nossa metodologia é de cunho qualitativo. Os dados coletados foram analisados a partir dos conceitos da Análise do Discurso (AD). Para tanto, este trabalho teve como base teórica os/as seguintes autores/as: Florencio et al. (2009), Mariani (2018), Orlandi (2007, 2009, 2012), Pêcheux (2008, 2014). Através de pesquisa realizada entre os/as alunos/as, observamos que 85% se informam através de redes sociais e, somente, 6,8% se consideram bem informados/as. Com o desenvolvimento das atividades que discutiam e analisavam a constituição, a formulação e a circulação de sentidos advindos das Fake News, os/as alunos/as concluíram pela importância de uma leitura crítica capaz de combater a disseminação de notícias falsas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Interna - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Externa ao Programa - 3317913 - LIDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES
Externa à Instituição - EVANDRA GRIGOLETTO - UFPE
Notícia cadastrada em: 24/02/2021 15:55
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