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Banca de DEFESA: MARIANA DA SILVA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA DA SILVA CUNHA
DATA : 31/05/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

Erros ortográficos na escrita dos estudantes do 9º ano do Fundamental II: uma proposta de intervenção


PALAVRAS-CHAVES:

Fala. Escrita. Erros ortográficos. Ensino de Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O ensino da Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido objeto
de reflexões importantes, especialmente no que diz respeito à aprendizagem da escrita. O
ensino da ortografia representa um desafio para os professores de Língua Portuguesa,
principalmente porque os erros e dúvidas dos estudantes ainda estão presentes no 9º ano
do Ensino Fundamental, último ano desse ciclo. A ortografia desempenha um papel
crucial ao permitir a leitura, pois, independentemente da fala, pronúncia ou dialeto, a
escrita é única. O domínio do código escrito auxilia os estudantes a compreender o
funcionamento da língua e lhes confere autonomia para utilizar a escrita em diversas
situações de comunicação. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os erros ortográficos
podem comprometer o desempenho dos estudantes tanto no plano formal quanto no
conteúdo dos textos produzidos. Entre os problemas mais recorrentes nas produções
escritas estão as trocas de letras (como "s" por "z"), confusões entre o uso das terminações
verbais "AM" e "ÃO", e a omissão ou acréscimo de letras. Nessa pesquisa, o objetivo é
identificar, descrever, analisar e classificar os erros ortográficos presentes nas produções
escritas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública
municipal de Jequiá da Praia. A partir dessas ocorrências, planejar e propor atividades
com jogos pedagógicos que envolvam análise linguística, especialmente voltadas à
ortografia, visando ajudar os estudantes a dominar o código escrito. A pesquisa se baseia
nos estudos de Bortoni-Ricardo (1998) e Morais (1998), que investigam a relação entre
fala e escrita, bem como o percurso que os estudantes fazem para assimilar e dominar a
língua escrita, dissociando-a da fala. Quando os estudantes chegam à escola, já possuem
domínio da língua materna e conseguem utilizá-la com eficiência comunicativa na
modalidade oral. Portanto, o trabalho com a língua escrita deve considerar o
funcionamento da fala e a realidade em que ocorre.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Interno(a) - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1119529 - ELZA MARIA DA SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 25/05/2024 09:50
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