PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de DEFESA: SAMUEL DE LIMA MACÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL DE LIMA MACÊDO
DATA : 28/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: UFAL
TÍTULO:

 

 

 

A AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA ENTRE ALUNOS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE PROTOCOLOS VERBAIS DE LEITURA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Palavras-chave: Competência leitora; protocolos verbais de leitura; Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

 

Na nossa região, mesmo preocupante, já está se tornando corriqueiro o fato de muitos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental chegarem nesta série com deficiência em leitura. Com efeito, há, nas nossas escolas públicas, um número preocupante de alunos que terminam o 4º ano do Ensino Fundamental sem a competência leitora esperada para esta etapa da escolarização, justificando-se, assim, ações de avaliação de competência leitora a serem realizadas pelos professores. Esta dissertação relata uma pesquisa realizada para verificar e avaliar a competência leitora de 10 alunos do 5º ano de uma escola pública no município de São Caetano, situado na região Agreste de Pernambuco. A pesquisa, de natureza interpretativa, utilizou a técnica do protocolo verbal de leitura para verificar algumas habilidades, tais como, o reconhecimento rápido de palavras, a decodificação, o domínio do vocabulário e a compreensão de um texto/gênero adequado ao nível e ao universo sociocultural dos alunos. O uso da técnica/procedimento de protocolo verbal de leitura serviu também para verificar em que medida alguma remediação deveria ser levada a efeito para ajudar essas crianças a sanar possíveis deficiências. De fato, com o uso dos protocolos verbais de leitura, foi possível identificar positividades e dificuldades dos alunos no reconhecimento rápido de palavras e na decodificação, o que impactou diretamente na capacidade de compreenderem adequadamente o texto utilizado. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos teorias e trabalhos de diversos autores, tais como Solé (1998) e Rocha et al. (2009), que enfatizam a prática das estratégias no ensino da leitura e Mingues (2007), que ressalta o papel da escola em ensinar o gosto pela leitura. Com Piovesan (2008) e Marcuschi (2004) abordamos a complexidade da compreensão leitora, enquanto Souza e Rodrigues (2008) e Leffa (1999) nos orientamos quanto aos  métodos de avaliação, como os protocolos verbais e as tarefas de leituras significativas. Tomitch (2003, 2007) e outros autores destacam a importância do uso, da validade e da confiabilidade desses métodos para aprimorar as habilidades de leitura. Por fim, os resultados evidenciaram a necessidade de se implementarem ações de remediação centrados nas habilidades identificadas como problemáticas, com o treinamento em reconhecimento de palavras e atividades específicas para melhorar a compreensão leitora dos alunos.

Palavras-chave: ensino fundamental; leitura na escola; competência leitora; protocolos verbais de leitura

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.168.034-** - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externo(a) ao Programa - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 17:51
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