ORTOGRAFIA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA INTERVENÇÃO EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Língua portuguesa; Consciência fonológica; Produção escrita.
Esta pesquisa objetiva analisar as dificuldades em leitura e escrita ortográfica de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Maribondo - AL. Desenvolveremos a pesquisa partindo da seguinte pergunta geradora: o trabalho com a consciência fonológica pode ser aplicado como recurso para auxiliar crianças que se encontram com atraso no desenvolvimento das competências de leitura e escrita? A partir dela, levantamos as seguintes hipóteses: 1) tais dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita poderiam ter sido minimizadas se no momento da alfabetização o ensino da leitura tivesse sido ministrado com base na consciência fonológica; 2) um trabalho sistemático e reflexivo com atividades voltadas à consciência fonológica pode contribuir, para o desenvolvimento leitor na vida desses jovens; e 3) é preciso levar os estudantes a compreenderem a relação fonema-grafema para que o processo inicial da leitura aconteça. Com o intuito de responder à pergunta geradora e de desenvolvermos a análise a respeito das hipóteses levantadas, objetivamos compreender, discutir e analisar os problemas de leitura e escrita dos estudantes que apresentam atraso no desenvolvimento dessas habilidades, e que pertencem aos sextos anos, aplicar mediante intervenção de ensino, trabalhos voltados à consciência fonológica contribuindo para desfazer entraves que os impedem de se tornarem leitores autônomos. Para essa intervenção, consideramos também a aprendizagem baseada em atividades lúdicas, jogos que considerem o desenvolvimento da consciência fonológica e do princípio alfabético para os que ainda não o dominam. Quanto aos procedimentos metodológicos, será uma pesquisa desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa-ação na qual realizaremos uma intervenção planejada seguida de avaliação. A pesquisa tem natureza de cunho quanti-qualitativo e etnográfico, pois busca compreender o desenvolvimento de cada um dos colaboradores. Os primeiros dados linguísticos voltados para os problemas em leitura e escrita ortográfica foram obtidos através de atividades diagnósticas. Durante o trabalho de intervenção traçaremos estratégias e métodos, jogos, atividades lúdicas. Pesquisas realizadas sobre a aplicação de programas de intervenção em consciência fonológica são consistentes em apontar a eficácia desta metodologia para favorecer a aprendizagem da leitura e escrita (Santos, 2022). Dessa forma, acreditamos que esta pesquisa contribuirá significativamente no processo de ensino e de aprendizagem da leitura e escrita ortográfica, particularmente no que se refere aos estudantes que encontram-se em situação de atraso na aprendizagem.