A COMPREENSÃO LEITORA ENTRE ALUNOS DO 6º ANO: AVALIAÇÃO, MEDIAÇÃO E REENSINO DE ESTRATÉGIAS BÁSICAS DE LEITURA
Palavras-chave: Compreensão Leitora. Leitura em sala de aula. Avaliação e Estratégias de leitura. Leitura Inferencial
RESUMO
O presente estudo visa explorar a interação entre a compreensão leitora e estratégias de ensino e aprendizagem específicas, com o objetivo de melhorar a proficiência leitora dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Luzia, localizada em Palmares, interior de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, exploratório e interventivo, fundamentada numa concepção cognitiva da leitura, enfatizando os aspectos neuropsicolinguísticos do processamento da compreensão leitora, baseada em autores como Kleiman (2009); Solé (1998); Cruz (2004); Dehaene (2012), dentre outros. As atividades do projeto serão desenvolvidas no segundo semestre de 2024, distribuídas em 2 h/a, nos dias das aulas regulares de Linguagem da referida turma, utilizando-se testes com diversos gêneros textuais. Haverá a aplicação de um questionário diagnóstico e uma atividade inicial de lectoescrita, e depois teremos um “programa sequenciado de atividades de leitura e compreensão textual”, durante o qual avaliar-se-á a aprendizagem adquirida durante a sequência de aplicação dessas atividades e experiências de leitura utilizando-se questionários de satisfação. Para garantir uma abordagem razoavelmente eficaz e verificável na obtenção de dados, a pesquisa utilizará testes de compreensão com questões de múltipla escolha (TCQME) e testes Cloze para avaliar a compreensão leitora e para revelar diagnósticos da situação e da capacidade de aprendizagem dos alunos. A análise dos dados se concentrará no exame dos indicadores e os dados obtidos (notas e outras quantificações), observando-se as nuances e as complexidades do desempenho dos estudantes em relação à leitura e compreensão de textos ao longo do período de intervenção pedagógica. Espera-se que os resultados contribuam para o desenvolvimento pretendido da competência leitora dos alunos participantes e que os procedimentos didáticos, os instrumentos e procedimentos possam ser replicados noutras turmas e até noutras escolas para enfrentar desafios similares, promovendo assim uma educação mais inclusiva e eficaz.
Palavras-chave: Compreensão Leitora. Leitura em sala de aula. Avaliação e Estratégias de leitura. Leitura Inferencial