Leitura de folhetos de cordel na sala de aula: caminhos para a formação do leitor literário
letramento literária, Cordel, formação de leitores literários
Trabalhar com a leitura, em sala de aula, sempre foi um desafio, e se tratando de leitura
literária, no tocante ao ensino Fundamental anos finais, esse desafio toma proporções maiores,
pois em nosso sistema educacional brasileiro a literatura não ocupa o lugar merecido. Diante
do exposto, o presente estudo visa contribuir para o fortalecimento do Letramento Literário,
por meio da literatura de cordel, que nos possibilita associar leitura, literatura e oralidade. A
partir de um trabalho realizado por meio de uma proposta pedagógica em uma turma de 8º ano
do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida as contribuições e fundamentos dos
estudos elaborados por (Cosson, 2020, 2021), (Marinho e Pinheiro, 2012), entre outros. Em
termos metodológicos, trata-se de uma Pesquisa-Ação, de cunho qualitativo, cuja intervenção
assume algumas sugestões metodologias sugerido por Marinho e Pinheiro (2012) e também a
configuração da Sequência básica do letramento literário na escola defendida por Cosson
(2016). Acredito que as aulas de leitura no Ensino Fundamental devem introduzir textos
literários no intuito de mostrar o cordel como construtor de visões de mundo e de cultura, que
tem um potencial educativo, visto que, além do papel social e cultural que exerce, através
dele, aprende-se e se ensina. Através do cordel, é possível educar. Acredito que por meio de
ações organizadas e sistematizadas, através das quais, a literatura de cordel carrega
importantes marcas e traços de nossa história e da cultura popular seja capaz de favorecer para
a formação do leitor literário.