DO EU LÍRICO SOLITÁRIO À AUTORREPRESENTAÇÃO POÉTICA PÚBLICA, POW!!!: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS A PARTIR DO SLAM EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letramento literário. Poesia. BNCC. Slam. Autorrepresentação poética. Periferia.
Este trabalho intenta apresentar o projeto “Do eu lírico solitário à autorrepresentação poética pública, pow!!!: práticas de letramentos literários a partir do slam em turma de 9º ano do ensino fundamental” que resultará na dissertação de mestrado profissional em letras e tem como objetivo promover a leitura/escrita/escuta poética de poemas do Slam em turma do 9º ano do ensino fundamental, a partir do que está normatizado na BNCC (2018) e na legislação sobre o ensino para o hábito da leitura, aumento do repertório cultural e exercitar a formação crítica, incentivando o protagonismo juvenil. Tal pesquisa intentará responder a problemática posta: considerando a poesia como uma forma de expressão de liberdade do corpo e da mente, em um movimento de resistência em um sistema que controla corpos e mentes, principalmente de negros/as, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e/ou pessoas não favorecidas socioeconomicamente, como a leitura/escrita/escuta do Slam (“a Ágora do Agora”, Slam Resistência; “um espaço de educação não convencional”, Roberta Estrela D’Alva), pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades EF69LP48 e EF69LP44 da BNCC (2018) de estudantes do 9º ano do ensino fundamental? Para tanto, estará apoiada nos pressupostos do letramento literário (Cosson, 2021; 2023), em concepções sobre a poesia (Paz, 2018; Pinheiro 2021), sobre o Slam (Alcalde, 2024; Luz, 2019), nos documentos oficiais que norteiam as práticas docentes (BNCC, 2018; Brasil, 2003; 2004; 2005; 2008), além das questões étnico-raciais (Adichie, 2015; Santos 2024; Gonzalez, 2020), de gênero (Louro, 1997; Gonzalez, 2020) e de classe (Gonzalez, 2020).