PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ SILVA DE DEUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSÉ SILVA DE DEUS
DATA : 29/08/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Online - Google Meet
TÍTULO:

DO EU LÍRICO SOLITÁRIO À AUTORREPRESENTAÇÃO POÉTICA PÚBLICA, POW!!!: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS A PARTIR DO SLAM EM TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento literário. Poesia. BNCC. Slam. Autorrepresentação poética. Periferia.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Este trabalho intenta apresentar o projeto “Do eu lírico solitário à autorrepresentação poética pública, pow!!!: práticas de letramentos literários a partir do slam em turma de 9º ano do ensino fundamental” que resultará na dissertação de mestrado profissional em letras e tem como objetivo promover a leitura/escrita/escuta poética de poemas do Slam em turma do 9º ano do ensino fundamental, a partir do que está normatizado na BNCC (2018) e na legislação sobre o ensino para o hábito da leitura, aumento do repertório cultural e exercitar a formação crítica, incentivando o protagonismo juvenil. Tal pesquisa intentará responder a problemática posta: considerando a poesia como uma forma de expressão de liberdade do corpo e da mente, em um movimento de resistência em um sistema que controla corpos e mentes, principalmente de negros/as, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e/ou pessoas não favorecidas socioeconomicamente, como a leitura/escrita/escuta do Slam (“a Ágora do Agora”, Slam Resistência; “um espaço de educação não convencional”, Roberta Estrela D’Alva), pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades EF69LP48 e EF69LP44 da BNCC (2018) de estudantes do 9º ano do ensino fundamental? Para tanto, estará apoiada nos pressupostos do letramento literário (Cosson, 2021; 2023), em concepções sobre a poesia (Paz, 2018; Pinheiro 2021), sobre o Slam (Alcalde, 2024; Luz, 2019), nos documentos oficiais que norteiam as práticas docentes (BNCC, 2018; Brasil, 2003; 2004; 2005; 2008), além das questões étnico-raciais (Adichie, 2015; Santos 2024; Gonzalez, 2020), de gênero (Louro, 1997; Gonzalez, 2020) e de classe (Gonzalez, 2020).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 3947093 - JORDANIA DE ARAUJO SOUZA GAUDENCIO - UFAL
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 10:38
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