A EXPERIÊNCIA DE UMA RÁDIO ESCOLA: EXERCITANDO O LETRAMENTO COM AS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA NA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Língua Portuguesa. Ensino. Rádio Escola. Produção escrita. Oralidade.
O presente trabalho descreve e discute o processo de implantação de uma Rádio Escola com alunos do 9º ano, composta por 43 alunos entre 13 e 14 anos do componente Língua Portuguesa da Escola Estadual Onélia Campelo, bairro Santos Dumont, em Maceió (AL). Os objetivos do projeto Rádio oferecer um espaço onde os alunos possam praticar e aprimorar suas habilidades de leitura, escrita e oralidade de forma prática e dinâmica. Os alunos estarão envolvidos produção de programas de rádio e trabalharão em equipe, explorando sua criatividade e desenvolvendo a capacidade de criar conteúdos relevantes e interessantes. Serão objetos de análise nessa pesquisa: a produção escrita de diversos gêneros e o desenvolvimento da prosódia e da oralidade, assim como o engajamento social dos alunos por meio dos programas radiofônicos. Os referenciais teóricos norteadores, por enquanto, são os trablahos de Baltar (2012) e Santos & Flores (2022). O projeto de criação da Rádio Escola está ainda em fase de planejamento e a pesquisa eocntra-se na fase de fundamentação teórica.