TEXTO E ORTOGRAFIA: O TRABALHO DIDÁTICO COM AS REGULARIDADES DO SISTEMA ORTOGRÁFICO EM DOIS MOMENTOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave: ortografia, regularidades ortográfica, escrita, atividades sistemáticas
O trabalho consiste em analisar os erros de ortografia das produções textuais dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Alagoas. Essa análise permitirá um olhar específico para os problemas de escrita dos estudantes para, a partir daí, entender quais as regularidades ortográficas mais frequentes em seus textos e quais apresentam mais acertos e erros. A análise será o ponto de partida para a busca de estratégias metodológicas que possam reduzir problemas que comumente se acredita que deveriam ser solucionados no ensino fundamental I. Para dar prosseguimento a essa pesquisa, definiu-se que o corpus para estudo será constituído de produções textuais de variados gêneros e de atividades ortográficas desenvolvidas em sala. O objeto será definido pelos procedimentos de quantificação, categorização e comparação das regularidades ortográficas da língua portuguesa utilizadas pelos estudantes em seus textos. E a análise comparativa abrangerá duas fases: quantitativa, para identificação e categorização dos erros dos textos iniciais; e comparativa, para análise e reflexão sobre os processos de aprendizagem das regularidades, tanto pela reescrita dos textos iniciais, quanto pela produção de novos textos. Vale salientar que o trabalho didático desenvolvido encaminhará uma proposta sistematizada de atividades, destinada ao apoio de docentes de língua portuguesa em sala de aula. Para corroborar com essa pesquisa, nossa fundamentação teórica estará embasada nos estudos e pesquisas de: Cagliari (2015), Brasil (2017), Roberto (2016), Loth (2015), Morais (2010), (2007) Dolz (2010), Bagno (2006), Brasil (1998), entre outros.