LEITURA E COMPREENSÃO DE PROVÉRBIOS EM LÍNGUA PORTUGUESA:
UMA PESQUISA COM ALUNOS DO 9º ANO E DA 3ª SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ
Palavras-chave: compreensão leitora; leitura inferencial; fraseologia; provérbios.
Os provérbios são unidades fraseológicas que utilizam a linguagem figurada, cuja compreensão/interpretação exige maturidade cognitiva, linguística e lexical, além de demandar estratégias inferenciais de leitura. Nessa perspectiva, esta dissertação relata uma investigação que utilizou provérbios como ferramenta de avaliação da compreensão leitora dos alunos do final do ciclo do Ensino Fundamental (9º Ano) e do final do Ensino Médio (3ª Série) nas aulas de Língua Portuguesa. O estudo foi realizado numa escola pública do Programa Alagoano de Educação Integral (PALEI), localizada no bairro do Clima Bom, em Maceió, Alagoas, numa região considerada de vulnerabilidade social. A pesquisa também teve comoobjetivo comparar o nível de compreensão de provérbios pelos alunos do 9º ano e pelos da 3ª série.A fundamentação teórica abordou conceitos da Fraseologia (Hoffman, 2007; Bevilacqua, 2004; dentre outros) e de leitura inferencial (Kleiman, 2008; Leffa, 1996; Silveira e Oliveira (2008); também dentre outros). A metodologia da pesquisa, de base interpretativista, utilizou um teste de compreensão de texto e um questionário de satisfação. A análise dos dados valeu-se de um aporte quantitativo, que foram apreciados qualitativamente. Do ponto de vista quantitativo, os dados apontaram níveis de compreensão leitora de fraco e regular nos alunos dos dois segmentos de ensino; mas, apesar disso, foi verificado que os alunos do Ensino Médio apresentaram melhores resultados em questões do teste que supostamente exigiam mais maturidade linguística e cognitiva.