PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de DEFESA: MARIA CICERA DOS SANTOS CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CICERA DOS SANTOS CORREIA
DATA : 04/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet
TÍTULO:

LEITURA E (RE)ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO CONTO:  SILÊNCIO E VOZ EM MENINAS E MENINOS QUE PRECISAM PALAVREAR O SERTÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento literário e ensino de literatura; Conto, Interpretação e reescrita; fotografia e produção de sentidos.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Esta dissertação se inscreve no campo das práticas de letramento literário desenvolvidas no contexto do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e teve como principal objetivo promover a leitura, a interpretação e a reescrita de textos literários em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da obra A menina sem palavra: histórias de Mia Couto. A proposta partiu da necessidade de ressignificar o espaço da literatura na escola, diante de práticas ainda centradas em aspectos classificatórios, categorizantes, por vezes, descolados da experiência estética e da vivência do texto como acontecimento de linguagem, de modo a oportunizar gestos interpretativos singulares (Orlandi, 2020). A proposta metodológica partiu de uma reconfiguração da sequência didática proposta por Cosson (2014; 2022), incorporando desde o início os quatro passos da sequência básica — motivação, introdução, leitura e interpretação — e, de forma articulada, elementos da sequência expandida, como a segunda interpretação, a contextualização poética e a presentificadora. Essa escolha teve como finalidade ampliar a experiência estética dos alunos com o texto literário, possibilitando não apenas a fruição e a compreensão, mas também a produção de respostas autorais, sustentadas pela sequência adotada, que se apresentaram como um caminho sensível e estruturado para professores e para a formação de leitores no ambiente escolar. A metodologia adotada teve abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com os fundamentos da pesquisa-ação (Gil, 2008; Thiollent, 2008; Tripp, 2005), o que possibilitou uma intervenção dialógica, com participação ativa dos alunos. A análise das produções foi realizada a partir da perspectiva discursiva, com base nos aportes da Análise de Discurso (Orlandi, 2020), compreendendo o texto como espaço de contradição e de sentido em movimento, e o sujeito como efeito de linguagem, da ideologia e do inconsciente e atravessado por formações discursivas diversas. Além disso dialogamos com a noção de leitura como “jogo do texto”, proposta por Iser (1979), em que o leitor é chamado a completar, imaginar, responder — mais do que simplesmente entender, assim como as contribuições de Oliveira (2010; 2014), que pensa a mediação literária como escuta e diálogo que nos permitiram compreender o leitor como coautor do texto, mobilizado pelo jogo entre o que é dito e o que se projeta como lacuna a ser preenchida. Outro aspecto singular da pesquisa foi o uso de imagens como recurso motivacional e interpretativo. Inspiradas em Silva Sobrinho (2015; 2021) as fotografias do processo formativo foram analisadas não apenas como registros, mas como gestos de leitura e escuta, revelando atitudes, hesitações e silêncios que também comunicam e constroem sentido. A experiência revelou que o trabalho com o texto literário, quando orientado por uma escuta atenta e por práticas que valorizem a autoria e a sensibilidade do aluno, pode gerar deslocamentos importantes nos modos de ver, ler, escrever e se posicionar diante do mundo. Em lugar de apenas decodificar o texto, os estudantes o habitaram — relendo-o com suas próprias palavras, seus silêncios e suas marcas de existência. A literatura, nesse processo, foi compreendida como objeto cultural e como linguagem viva, capaz de formar sujeitos leitores, críticos e criadores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Interno(a) - 2534411 - HELSON FLAVIO DA SILVA SOBRINHO
Interno(a) - 3337884 - LIGIA DOS SANTOS FERREIRA
Externo(a) ao Programa - 3317913 - LIDIA MARIA MARINHO DA PUREZA RAMIRES - UFALExterno(a) ao Programa - 2331141 - MARCIO FERREIRA DA SILVA - UFALExterno(a) ao Programa - 1791011 - MARILZA PAVEZI - UFAL
Notícia cadastrada em: 27/05/2025 19:09
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