O uso dos verbos ter e haver na escrita dos estudantes do 9° ano do ensino fundamental: uma contribuição didático-pedagógica para o ensino de gramática e variação
Gramática. Variação. Ter existencial. Haver existencial. Ensino.
Mesmo com toda a diversidade linguística existente no Brasil, ainda é perceptível que o preconceito linguístico se perpetua na sociedade e que reflete nas ideias que alguns estudantes criam a respeito da língua. Embora isso seja uma questão visível para professores de língua materna, que estão em contato diário com a sala de aula, a quantidade de materiais que aliam sociolinguística e gramática é escassa e não dá conta das demandas de quem está em exercício docente. Por essa razão, este trabalho tem como objetivo analisar a escrita de estudantes do 9º ano de uma escola da rede pública do estado de Alagoas, a fim de observar as realizações escritas dos verbos ter e haver em contextos existenciais, entender quais variáveis atuam nesse processo e fazer contribuições através de uma proposta didático-pedagógicas que visem o ensino de gramática e variação linguística. Muitas ocorrências que fogem de um padrão estabelecido pela gramática normativa sofrem estigma social, todavia outras saem ilesas do julgamento da população. Nesse sentido, o verbo ter, objeto de estudo desta pesquisa, em construções existenciais, não apenas não é estigmatizado pelos brasileiros, como também é o favorito dessa comunidade, diferente da não realização da concordância verbal, por exemplo, que não é bem aceita. Questões como essas suscitaram a necessidade de colocar isso em pauta no âmbito escolar e promover atividades e reflexões que ajudarão os estudantes a pensar sobre variação linguística e o uso dos verbos ter e haver com o sentido de existir. As orientações metodológicas seguem duas linhas de pesquisa, para a primeira análise de dados, a pesquisa Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008) e para a análise dos resultados após a intervenção será usado o princípio da pesquisa-ação (Tripp, 2005). A prática interventiva toma como base os estudos de Vieira (2017) acerca dos três eixos para o ensino de gramática em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (Brasil, 2018), que auxiliará na criação de uma sequência didática. Este trabalho, portanto, visa auxiliar os estudantes em sua capacidade de usar a língua de forma adequada aos diversos contextos de uso e em diferentes gêneros textuais.