A LEITURA IMERSIVA EM PERFORMANCE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: ENTRE PALAVRAS, IMAGENS E SONORIDADES
Leitura imersiva, livro ilustrado, formação do leitor
Esta pesquisa tem como objetivo propor metodologias que contribuam para a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na leitura imersiva em performance a partir do livro ilustrado. A pesquisa está fundamentada em reflexões teóricas sobre letramento literário (Cosson, 2014), multimodalidade (Kress; Leeuwen, 2001; Lima, 2018), livro ilustrado (Linden, 2011), performance (Zumthor, 2005) e leitura em voz alta (Oliveira, 2011; 2018). De natureza qualitativa e etnográfica (Lüdke; André, 1986; Chizzotti, 2003), a pesquisa inclui a abordagem da pesquisa-ação (Stake, 2011) e será desenvolvida em uma turma do 9º ano de uma escola pública municipal em Atalaia (AL). A metodologia proposta envolve a realização de oficinas de leitura imersiva, que integram texto, imagem, voz e performance, promovendo uma experiência multimodal de leitura. A coleta de dados será realizada por meio de diários reflexivos, registros em áudio, vídeo e fotografias, transcrições das aulas e análise de produções dos alunos. A análise dos dados buscará, a partir dos registros da recepção em performance, mapear percursos interpretativos dos leitores no contato com as obras, delineando de que modo se dá a experiência leitora por meio da exploração de textos literários no trânsito entre palavras, imagens, sons. Espera-se, assim, verificar se as estratégias adotadas contribuíram para o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes, contribuindo para a formação de leitores críticos e fruidores, capazes de fruir e interpretar o texto literário de forma significativa e efetiva.