“AINDA ESTAMOS AQUI": UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A (RE) CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS DOS MORADORES DO POVOADO SINIMBU.
Palavras-chave: Resgate cultural. Narrativas dos moradores. Memórias do Povoado Sinimbu. Ensino. Escrita
O presente trabalho se propõe a desenvolver uma proposta pedagógica para os estudantes de uma turma de 8º e uma turma de 9º anos de uma escola pública da rede municipal de ensino, localizada na zona rural do município de Jequiá da Praia, Alagoas. E consiste no resgate das memórias dos moradores do povoado Sinimbu, através das escritas desses alunos. A presente proposta de trabalho surgiu a partir de algumas inquietações da pesquisadora durante o trabalho pedagógico na sala de aula. Uma dessas inquietações diz respeito a história dos próprios alunos, enquanto protagonistas de suas próprias histórias, desconhecem a histórias da escola que resiste em um povoado de uma usina falida, onde as memórias dos moradores que ali residem, está sendo apagada pelo tempo; uma outra diz respeito ao próprio aluno, que precisa resgatar a história do povoado para poder entender sua participação na história da escola e na construção de sua própria histórias. O objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta didática que promova um resgate da memória, da cultura e das tradições dos moradores do povoado Sinimbu, através das produções escritas dos alunos de 8º e 9º ano da escola municipal local. O trabalho de intervenção, de natureza qualitativa, terá como a base teórica a abordagem dialógico-discursiva na perspectiva dos novos letramentos combinada à pesquisa etnográfica, uma vez que esta “possibilita analisar o fenômeno a partir de uma apreensão subjetiva” e compreender uma dada realidade “não só com o outro, mas a partir do outro” (OLIVEIRA, 2013) .