O SAMBA-CANÇÃO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO COM
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.
Palavras-chave: samba-canção; leitura inferencial; repertório sociocultural; letramento musical; Ensino Médio
RESUMO
Este projeto de pesquisa-ação, vinculado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Alagoas, propõe-se a investigar como o trabalho com o gênero textual letras de música, do gênero musical samba-canção, pode contribuir para o desenvolvimento da competência leitora de estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Doralice da Silva Moura, localizada em Rio Largo – AL. A pesquisa parte da hipótese, e, depois, da constatação, observada no cotidiano escolar, de que muitos alunos apresentam dificuldades na leitura inferencial e na construção crítica de sentidos, associadas à baixa familiaridade com textos literários e desinteresse por práticas de leitura nas aulas convencionais. Nesse contexto, o samba-canção (gênero musical marcado pela expressividade poética, lirismo e densidade cultural) apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de articular fruição estética, análise linguístico-discursiva e ampliação de repertórios socioculturais. Ancorada numa abordagem qualitativa e nos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2005), a investigação será conduzida por meio da aplicação de atividades de compreensão leitora. As atividades privilegiam práticas de leitura inferencial, escuta crítica e interpretação de letras de samba-canção, mobilizando conhecimentos prévios e experiências culturais dos estudantes. A coleta de dados ocorrerá por meio de testes diagnósticos e diário de bordo reflexivo do professor-pesquisador, fichas de mediação, registros orais e escritos dos alunos, além de entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes voluntários. A análise será de natureza qualitativa-interpretativa, utilizando a técnica de triangulação (GONÇALVES, 2008) para verificar possíveis avanços na competência leitora. Fundamentado em autores como Kleiman (2002, 2011), Koch e Elias (2006), Solé (1998), Silveira e Oliveira (2015), Cosson (2006), Rojo e Moura (2012) e Dell’Isola (2001) dentre outros. O projeto também se alinha às orientações da BNCC (BRASIL, 2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). A viabilidade da pesquisa já foi constatada por meio de uma experiência piloto, utilizando um teste de compreensão leitora com a letra de um samba-canção bem representativo desse gênero, cuja aceitação foi positiva entre os alunos participantes. Espera-se promover experiências de leitura significativas, formar leitores mais críticos e autônomos, e consolidar práticas pedagógicas replicáveis no ensino de Língua Portuguesa.
Palavras-chave: samba-canção; leitura inferencial; repertório sociocultural; letramento musical; Ensino Médio.