PROFLETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS FACULDADE DE LETRAS Telefone/Ramal: Não informado https://sigaa.sig.ufal.br/http://www.ufal

Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER ROMÃO DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER ROMÃO DO NASCIMENTO
DATA : 21/08/2025
HORA: 16:00
LOCAL: UFAL
TÍTULO:


O SAMBA-CANÇÃO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO COM

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Palavras-chave: samba-canção; leitura inferencial; repertório sociocultural; letramento musical; Ensino Médio


PÁGINAS: 73
RESUMO:

 

RESUMO

Este projeto de pesquisa-ação, vinculado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Alagoas, propõe-se a investigar como o trabalho com o gênero textual letras de música, do gênero musical samba-canção, pode contribuir para o desenvolvimento da competência leitora de estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Doralice da Silva Moura, localizada em Rio Largo – AL. A pesquisa parte da hipótese, e, depois, da constatação, observada no cotidiano escolar, de que muitos alunos apresentam dificuldades na leitura inferencial e na construção crítica de sentidos, associadas à baixa familiaridade com textos literários e desinteresse por práticas de leitura nas aulas convencionais. Nesse contexto, o samba-canção (gênero musical marcado pela expressividade poética, lirismo e densidade cultural) apresenta-se como uma estratégia pedagógica eficaz, capaz de articular fruição estética, análise linguístico-discursiva e ampliação de repertórios socioculturais. Ancorada numa abordagem qualitativa e nos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011; TRIPP, 2005), a investigação será conduzida por meio da aplicação de atividades de compreensão leitora. As atividades privilegiam práticas de leitura inferencial, escuta crítica e interpretação de letras de samba-canção, mobilizando conhecimentos prévios e experiências culturais dos estudantes. A coleta de dados ocorrerá por meio de testes diagnósticos e diário de bordo reflexivo do professor-pesquisador, fichas de mediação, registros orais e escritos dos alunos, além de entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes voluntários. A análise será de natureza qualitativa-interpretativa, utilizando a técnica de triangulação (GONÇALVES, 2008) para verificar possíveis avanços na competência leitora. Fundamentado em autores como Kleiman (2002, 2011), Koch e Elias (2006), Solé (1998), Silveira e Oliveira (2015), Cosson (2006), Rojo e Moura (2012) e Dell’Isola (2001) dentre outros. O projeto também se alinha às orientações da BNCC (BRASIL, 2017) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). A viabilidade da pesquisa já foi constatada por meio de uma experiência piloto, utilizando um teste de compreensão leitora com a letra de um samba-canção bem representativo desse gênero, cuja aceitação foi positiva entre os alunos participantes. Espera-se promover experiências de leitura significativas, formar leitores mais críticos e autônomos, e consolidar práticas pedagógicas replicáveis no ensino de Língua Portuguesa.

 

Palavras-chave: samba-canção; leitura inferencial; repertório sociocultural; letramento musical; Ensino Médio.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.168.034-** - MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA - UFAL
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - ADRIANA NUNES DE SOUZA - IFAL
Notícia cadastrada em: 20/08/2025 13:06
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 07/12/2025 23:21