O NARRAR E O RELATAR TEMAS SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave: Narrativas sociais. Relato pessoal. Práticas de leitura e escrita.
Escrever sobre vivências pessoais facilita a comunicação e a reflexão sobre a realidade. No contexto da leitura, o livro escolhido retrata a vida de dois jovens, Uólace e João Victor, de realidades sociais distintas, interligadas por sonhos e aspirações comuns. Essa relação entre o texto e a realidade do aluno visa garantir uma aprendizagem significativa conforme afirma (Ausubel, 1978). As atividades de leitura realizadas em sala, incluindo discussões e análise de vocabulário, promovem a interação entre alunos e enriquecem o processo de aprendizagem, incentivados a partir da produção de relatos pessoais que conectem suas experiências às temáticas sociais abordadas na leitura, que consiste não apenas na decodificação de palavras, mas envolve a construção de significados e a reflexão sobre as experiências, de acordo com Zilberman, (2008).O processo de reescrita é fundamental para a formação do “escritor-leitor”, em que a leitura crítica do texto inicial fornece direção para a recriação, enfatizando que a reescrita é mais que uma correção; é uma oportunidade de transformação (Gehrke, 1993). Na educação, a leitura literária deve ser uma prática contextualizada que reflita a cultura dos alunos, incentivando a empatia e a compreensão social. A análise do texto não se limita à sua estrutura, mas se estende à sua capacidade de refletir e influenciar realidades sociais, valorizando as contribuições dos alunos no processo educativo. Por fim, ao explorar o gênero textual relato de experiência, é preciso considerar aspectos como subjetividade, estrutura narrativa e contexto, tornando-o um meio poderoso de transmitir emoções e reflexões pessoais. Essa abordagem promove um aprendizado mais inclusivo e representativo, cultivando um espaço de diálogo e construção coletiva de conhecimento.