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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CÍCERO PEREIRA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ CÍCERO PEREIRA DE LIMA
DATA : 29/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Letras - UFAL
TÍTULO:

 

CONEXÕES LEITORAS & PRODUÇÃO TEXTUAL: NARRATIVAS CURTAS E LONGAS EM DIFERENTES MÍDIAS COM TURMA DE 9º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TAQUARANA – AL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Conexões leitoras. Produção textual. Linguagem e letramentos. Leitura crítica. Intervenção didática.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

 

Este trabalho insere-se na linha de pesquisa "Leitura e produção textual: diversidade cultural e práticas docentes" e propõe uma intervenção pedagógica voltada à leitura literária com estudantes do 9º ano da Escola Municipal Maria Iraci Teófilo de Castro, em Taquarana-AL. A proposta parte da trajetória do autor como leitor, professor e pesquisador, e da observação das dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à leitura, à compreensão e à escrita em um contexto de forte influência das mídias digitais e predomínio de textos curtos e superficiais. O objetivo principal é investigar se a leitura de narrativas curtas e longas, em diferentes mídias, pode motivar o envolvimento com a leitura literária, ao mesmo tempo em que desenvolve competências de leitura, escrita e oralidade. A fundamentação está ancorada em Candido (1995), Coelho (2000), Geraldi (2006), Rojo (2012), Cosson (2021), entre outros. A metodologia é qualitativa, com aspectos quantitativos, de caráter interventivo, ancorada em atividades sequenciais organizadas em torno do projeto “Conexões Leitoras”. As reflexões teóricas abordam a linguagem como prática social e instrumento de poder. As obras centrais desse trabalho são Vidas Secas, de Graciliano Ramos, que revela como a limitação linguística é reflexo da exclusão social, e A Revolução dos Bichos, de George Orwell, que retrata como o domínio da linguagem pode servir à manipulação e à dominação simbólica, silenciando vozes e consolidando regimes autoritários. Por outro lado, a linguagem também pode ser via de libertação. Ao dialogar com autores como Foucault, Nietzsche, Platão e Antônio Candido, o texto propõe a leitura literária como ferramenta para desenvolver o pensamento crítico, a consciência cidadã e a autonomia intelectual, rompendo com discursos hegemônicos e bolhas ideológicas. Considera-se ainda o papel da BNCC e do PNLD destacando a importância da política educacional bem como a relevância de práticas pedagógicas que integrem leitura, escrita e oralidade de forma contextualizada. A pesquisa valoriza a escuta dos estudantes, a atuação do professor como mediador, a seleção de textos significativos e a pedagogia por projetos como estratégias para a formação de leitores críticos e autônomos, reconhecendo os limites e possibilidades da escola pública, frente às desigualdades sociais e culturais. Espera-se que esta proposta estimule o protagonismo juvenil e promova uma educação literária crítica, plural e libertadora.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Interno(a) - 2319766 - FABIANA PINCHO DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - ***.727.474-** - ARI DENISSON DA SILVA - NÃO INFORMADO
Externo(a) ao Programa - 2331141 - MARCIO FERREIRA DA SILVA - UFAL
Notícia cadastrada em: 29/08/2025 10:57
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