A autorrepresentação poética pública, pow!!!: práticas de letramentos literários a partir do Slam em turma de 9º ano do ensino fundamental
Letramento literário. Slam. Autorrepresentação poética.
Esta dissertação integra o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e tem como objetivo promover a leitura, escrita e escuta poéticas de poemas do Slam em turma do 9º ano do ensino fundamental, em uma escola estadual do município de Rio Largo-AL, a partir do que está normatizado na BNCC (2018) e na legislação sobre o ensino para o hábito da leitura, a fim de aumentar o repertório cultural e o exercício da formação crítica, incentivando o protagonismo juvenil. Tal pesquisa foi realizada para responder à problemática posta: considerando a poesia como uma forma de expressão de liberdade em um movimento de resistência ao sistema que controla corpos e mentes, principalmente de negros/as, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+ e vulneráveis socioeconomicamente, como a leitura/escrita/escuta do Slam por estudantes do 9º ano do ensino fundamental pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de interpretação dos efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros e inferências da presença de valores sociais, culturais e humanos de diferentes visões de mundo? Para responder a essa questão de pesquisa, foram desenvolvidas pela professora-pesquisadora com a participação dos/as estudantes participantes: oito propostas de intervenção pedagógica com rodas de conversa, oficinas de Slam, escutas poéticas, leituras e escritas de poemas do Slam, batalha de poesia, aplicação de questionários com questões abertas e fechadas sobre o processo de pesquisa. Como fundamentação teórica, foram adotados/as autores/as que discutem sobre o letramento literário (Cosson, 2021; 2023), as concepções sobre poesia (Paz, 2018; Pinheiro 2021), sobre o Slam (Alcalde, 2024; Luz, 2019), sobre as questões étnico-raciais (Adichie, 2015; Santos 2024; Gonzalez, 2020), de gênero (Louro, 1997; Gonzalez, 2020) e de classe (Gonzalez, 2020), além dos documentos oficiais que norteiam as práticas docentes (BNCC, 2018; Brasil, 2003; 2004; 2005; 2008). Quanto aos resultados, foram expostos os poemas produzidos pelos/as estudantes-participantes, denominados/as de Slammers, nas oficinas de Slam; os resultados dos questionários em forma de gráficos sobre o hábito de leitura, a experiência em participar desta pesquisa, aceitação, avaliação e desejo em fazer parte de outras propostas.