Práticas de leitura de folhetos de cordel na sala de aula: caminhos para a formação do leitor literário
leitura, folhetos de cordel, literatura, ensino
O trabalho com a leitura em sala de aula constitui um desafio constante, especialmente quando se trata da leitura literária no Ensino Fundamental – anos finais. Nesse nível de ensino, a literatura ainda não ocupa o espaço que lhe é devido no contexto educacional brasileiro. Diante dessa realidade, o presente estudo busca investigar como o trabalho com a literatura de cordel pode favorecer o desenvolvimento do letramento literário, compreendendo esse gênero como uma forma que articula leitura, literatura e oralidade. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de uma proposta pedagógica de trabalho com folhetos de cordel de Jarid Arraes (2017), fundamentada nos estudos Marinho e Pinheiro (2012), de Abreu (1999) e de Cosson (2016, 2020, 2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação de natureza qualitativa; os percursos de intervenção se apoiam em orientações de Marinho e Pinheiro (2012) e em propostas da sequência básica de letramento literário proposta por Cosson (2016). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho com a literatura de cordel no Ensino Fundamental favoreceu o desenvolvimento do letramento literário dos estudantes, ao possibilitar o contato efetivo com os folhetos e a participação na interpretação do texto e em suas conexões com as visões de mundo dos estudantes. As práticas de leitura realizadas em sala de aula revelaram o potencial do cordel como expressão artística e educativa, capaz de ampliar repertórios culturais, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a construção de sentidos sobre a realidade social.