Diálogos literários no 9° ano do ensino fundamental: produção de minirrelatos e minicontos a partir de narrativas de Marina Colasanti
Língua Portuguesa. Leitura literária. Minirrelatos. Minicontos. Letramento Literário.
Esta pesquisa de intervenção pedagógica em aulas de Língua Portuguesa, em turma de 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública do município de Taquarana-AL, objetiva promover a reflexão sobre a prática de leitura literária em sala de aula; analisar as interações com os textos literários a partir do desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos/as educandos/as; além de incentivar a produção de minicontos e minirrelatos dos educandos/as sobre os efeitos estéticos experienciados com as leituras, considerando a perspectiva dos letramentos (FREIRE, 1981; SOARES, 1989; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2012; STREET, 2014), em especial, o letramento literário (COSSON, 2014; 2019), que adota estratégias de leitura, compreensão, interação e interpretação. Ainda, como base de reflexão, seguiremos a concepção da Literatura como um direito humano inalienável, por desenvolver uma sensibilidade transformadora e reflexiva (CANDIDO, 1995), além desses fundamentos, abordaremos as similitudes e as diferenças entre conto e crônica (GOTLIB, 1995; CANDIDO, 2003). Para tanto, adotaremos como abordagem metodológica a pesquisa-ação (PINTO, 1989) e os procedimentos serão voltados à participação dos/as envolvidos/as durante todo o processo; para isso serão promovidas rodas de leituras, discussões e análises dos textos que serão levados à sala de aula, atividade e diário de campo da docente.