As práticas de leitura e escrita por meio do gênero causo: uma pesquisa interventiva numa turma do 9º ano de uma escola pública estadual
Ensino de leitura e escrita. Gêneros textuais. Sequência narrativa. Gênero causo.
O presente estudo tem o objetivo geral de despertar nos discentes do 9º ano o interesse pela leitura deleite de gêneros do modo do narrar, como contos, crônicas, fábulas e principalmente causos, por meio de oficinas de leitura e escrita que lhes permitam identificar e analisar as especificidades linguísticas e discursivas da sequência narrativa predominante nesses gêneros, assim como questões temáticas e estilísticas que sejam relevantes para compreender e produzi-los. A pesquisa será realizada com estudantes do 9º ano de uma instituição da rede pública estadual de ensino em Maceió-Alagoas, na Escola Estadual de Educação Básica Manoel Simplício do Nascimento. A partir de um questionário de sondagem, a professora-pesquisadora obteve respostas relacionadas ao perfil lectoescritor dos estudantes que mostraram a necessidade de incentivar a leitura de textos para deleite e a escrita criativa. Assim, surgiu o interesse de trabalhar gêneros do domínio do narrar, especialmente o gênero causo, visto que se utiliza de um registro linguístico informal, com um rico vocabulário, apresenta traços de humor, trata de temas cotidianos ou resgata temas da cultura popular, entre outras características linguísticas e discursivas que, pela familiaridade temática, mostram grandes chances de trazer motivação e de despertar o interesse da turma. A partir da experiência vivida pelos estudantes ou pelo resgate das experiências de familiares e amigos, os estudantes poderão produzir causos que fortaleçam as tradições da comunidade. Assim, esta pesquisa-ação utilizará a abordagem qualitativa que, neste contexto, torna-se viável porque é um método que gera dados através da análise do objeto de estudo, os sujeitos envolvidos, as situações e os fenômenos que acontecerão no decorrer da análise.