POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
Evasão escolar; Ensino superior; Política institucional.
A evasão no ensino superior tem se consolidado como um dos principais desafios enfrentados pelas Universidades Federais do Brasil. Esse fenômeno impacta diretamente a qualidade da formação acadêmica, a eficiência do uso dos recursos públicos e a equidade no acesso e permanência dos estudantes no ensino superior. A persistência de altos índices de desistência evidencia a necessidade de políticas institucionais mais eficazes, fundamentadas em diagnósticos precisos e estratégias sustentáveis. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os programas, ações e estratégias já implementados pelas Universidades Federais no enfrentamento da evasão, visando propor um quadro referencial de política institucional que oriente futuras intervenções. A abordagem adotada é qualitativa, por permitir uma compreensão mais aprofundada das práticas institucionais e das percepções dos gestores e demais atores envolvidos. O estudo possui um caráter descritivo, ao buscar mapear e sistematizar os esforços realizados pelas instituições. Como procedimento técnico, será utilizado o método survey, por meio de questionários com representantes das universidades, a fim de levantar dados que possibilitem uma análise comparativa e interpretativa das diferentes iniciativas adotadas no país. Espera-se, com isso, contribuir para a formulação de diretrizes mais integradas e eficazes de combate à evasão no ensino superior público brasileiro.