POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA EVASÃO ESTUDANTIL DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL) NOCAMPUS VIÇOSA
Evasão Escolar; Retenção Estudantil; Políticas Públicas de Educação.
Este estudo tem como objetivo analisar os fatores que contribuíram para a evasão
dos alunos do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Viçosa no ano de 2024.
Especificamente, busca-se descrever o fenômeno da evasão nesse campus, investigar os
motivos que levam os estudantes a abandonar ou permanecer na instituição e avaliar a
efetividade das políticas públicas voltadas à mitigação da evasão escolar. Para alcançar esses
objetivos, foi realizada uma pesquisa empírica de abordagem quali-quantitativa e natureza
descritiva, fundamentada na análise dos dados coletados por meio de questionário estruturado.
Além disso, foram examinadas informações disponíveis na plataforma Nilo Peçanha do
Governo Federal, com o intuito de ampliar a compreensão do cenário educacional. Os
resultados revelam que, embora a evasão identificada no campus não tenha sido elevada, os
fatores de risco estão presentes e impactam diretamente o percurso formativo dos alunos.
Paralelamente, foi observado que ações institucionais bem estruturadas, como atividades
extracurriculares e programas de assistência, contribuem significativamente para a
permanência estudantil. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para uma
análise aprofundada do processo de evasão estudantil, fornecendo subsídios que possam
aprimorar as políticas públicas de educação e promover uma retenção estudantil mais eficaz.
Conclui que estratégias sustentáveis, políticas públicas eficazes e ambientes inclusivos são
essenciais para reduzir a evasão e promover o sucesso acadêmico.