O DESEMPENHO DO ATENDIMENTO NO INSS PÓS -TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS VIA MEU INSS
Desempenho. Transformação digital. Governo digital.
Este trabalho busca compreender o modelo de atendimento digital do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após a transformação digital implementada pelo órgão, realizando um diagnóstico e propondo medidas para aprimorar a experiência dos usuários nos serviços previdenciários oferecidos pelo Meu INSS e, consequentemente, no desempenho da Administração Pública. A transformação digital impacta a prestação de serviços e o acesso aos sistemas, destacando a necessidade de entender as implicações dessas mudanças no desempenho do INSS sob a ótica dos usuários. Como objetivo deste trabalho, buscou-se analisar a influência da transformação digital no desempenho do atendimento do INSS, e propor melhorias a partir da concepção de um diagnóstico, construído a partir da aplicação de questionários exploratórios, relatórios de auditorias realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e estudos anteriores sobre o tema. A pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, fundamentada em dados primários e secundários. A metodologia envolveu a construção de um modelo de análise, revisão bibliográfica, análise documental, estudos anteriores e aplicação do questionário estruturado, que auxiliou na criação do diagnóstico. Como resultados, observou-se a falta de suporte adequado durante essa transição, obrigando os usuários a aprenderem sozinhos a utilizar os sistemas. A partir da elaboração do diagnóstico, propõe-se a adoção de melhorias na ferramenta Meu INSS, guiando os cidadãos acerca do funcionamento adequado dos sistemas, buscando um processo administrativo previdenciário bem instruído e aumentando as chances do reconhecimento de direitos, refletindo diretamente nas concepções da gestão por desempenho do INSS.