Banca de DEFESA: POLLYANNA GONÇALVES DA COSTA BARBOSA

DISCENTE : POLLYANNA GONÇALVES DA COSTA BARBOSA
DATA : 18/07/2024
LOCAL: ICBS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: uma sequencia didática Investigativa sobre as Doenças Tropicais Negligenciadas

Ensino de Biologia. Sequência Didática Investigativa. Doenças Tropicais Negligenciadas.

As reformulações no currículo do Novo Ensino Médio têm demandado reflexões por parte dos professores de Biologia sobre os conteúdos e as estratégias de ensino a serem adotadas. Nesse contexto, este estudo se propõe a investigar a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa sobre Doenças Tropicais Negligenciadas para a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. A pesquisa apresenta uma atividade elaborada com o intuito de proporcionar uma compreensão do tema e estimular a autonomia dos estudantes na construção de novos conhecimentos por meio da investigação. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, envolvendo a coleta de dados durante a execução da atividade, com registro das interações dos estudantes e avaliação dos materiais por eles produzidos, submetidos a uma análise de conteúdo baseada na abordagem de Bardin (2016). O estudo foi conduzido com uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual em Salvador/Bahia, composta por jovens com idade entre 15 e 18 anos. A atividade proposta foi distribuída ao longo de quatro aulas, além de tempo extraclasse dedicado à pesquisa e à produção de materiais pelos estudantes. Os resultados obtidos se referem ao planejamento da Sequência Didática Investigativa, à avaliação da experiência de sua aplicação e à análise das contribuições do Ensino por Investigação para a compreensão do conteúdo. Percebeu-se que a sequência proposta estimulou discussões em sala de aula que levaram à criação de cartões informativos utilizados para verificar a compreensão dos temas abordados e disseminar o conhecimento na comunidade escolar. Observou-se que a Sequência Didática Investigativa promoveu maior autonomia, engajamento e interesse por parte dos estudantes, permitindo-lhes assumir um papel ativo na construção do conhecimento. Adicionalmente, ao analisar os cartões produzidos, percebeu-se a assimilação de conceitos de Biologia e a reflexão sobre a relevância do tema nos âmbitos político, social, econômico e cultural. Por fim, destaca-se que a Sequência Didática Investigativa desenvolvida neste estudo pode contribuir significativamente para a prática docente ao modificar a dinâmica das aulas, fomentando a motivação e facilitando o aprendizado dos estudantes.

Presidente - ***.944.513-** - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA - UFRPE
Interno(a) - 3195712 - AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
Interno(a) - 2119250 - MULLER RIBEIRO ANDRADE
Externo(a) ao Programa - 3060149 - ANA PAULA SOLINO BASTOS - UFAL