DIABETES TIPO 2: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Diabetes tipo 2; ensino investigativo; educação de jovens e adultos
Considerando o aumento do número de casos de diabetes tipo 2 entre a população jovem e adulta, o estudo sobre o diabetes mellitus na escola é fundamental para o autocuidado e prevenção da doença. A promoção de um estilo de vida mais saudável associada às mudanças nos hábitos alimentares e à prática de atividade física contribui para a diminuição do número de casos e para a qualidade de vida dos portadores do distúrbio. Este trabalho tem o objetivo de investigar como o Ensino por Investigação pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na compreensão e prevenção do diabetes mellitus tipo 2. Trata-se de uma pesquisa descritiva conduzida por meio de uma abordagem de métodos mistos, com os estudantes do tempo formativo II da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual da Bahia. Os resultados evidenciaram que a utilização de atividades investigativas em sala de aula auxiliou na compreensão da doença e na aprendizagem dos estudantes, colocando-os no papel de protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, percebe-se que o Ensino por Investigação é uma abordagem didática adequada para estimular o protagonismo dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, com a participação ativa no processo de ensino e aprendizagem, por meio da leitura, escrita, construção de argumentos, interpretação, produção e compreensão de mundo, tornando-se sujeitos do conhecimento.