Banca de DEFESA: ALINE MATOS VIANA

DISCENTE : ALINE MATOS VIANA
DATA : 20/08/2024
LOCAL: Sala 20 - ICBS

O ENSINO DE PARASITOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: USO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA PREVENÇÃO DA ESQUISTOSSOMOSE

Helmintoses, Schistosoma mansoni, Ensino por investigação

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistossoma mansoni. A infecção acontece quando o homem, hospedeiro definitivo, entra em contato com águas contaminadas por cercárias eliminadas pelo caramujo do gênero Biomphalaria, hospedeiro intermediário. A escola tem a função de promover ações educativas em saúde, pois constitui-se de um espaço formativo com responsabilidades sociais, ecológica e sanitária. Práticas educativas voltadas as ações de prevenção e controle da esquistossomose é de fundamental importância para que os alunos adquiram consciência de seu papel perante o enfrentamento desta e de outras doenças infectoparasitárias. Desta maneira, o presente estudo teve como objetivo a elaboração de sequências de ensino baseado no ensino investigativo abordando o tema esquistossomose que irá auxiliar o professor na sua prática docente, e proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa que estimulará a construção do saber científico. A abordagem investigativa aplicada neste projeto será composta pelas etapas: proposição da situação-problema; sistematização do conhecimento; escrever e desenhar; contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. A aplicação teve como público-alvo os alunos da modalidade especial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Ary Silva, Itiúba, Bahia. A Sequêndia Didática Investigativa resultou na produção de um jornalzinho de divulgação científica que consta informações sobre a esquistossomose, transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento, profilaxia e controle da doença. Os resultados demonstraram que a sequência didática investigativa mostrou-se eficaz uma vez que os estudantes colocaram-se como protagonistas para a construção de uma aprendizagem mais significativa e que contribuiu para a formação e aplicação de saberes científicos e o desenvolvimento do senso crítico, reflexivo e preventivo.

Presidente - 2119250 - MULLER RIBEIRO ANDRADE
Interno(a) - 3143109 - GEORGE AZEVEDO LEMOS
Interno(a) - ***.944.513-** - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA - UFRPE
Externo(a) ao Programa - 1138369 - ANDREY FERREIRA DA SILVA - UFAL