PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCs): UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO
Feira agroecológica; Nutrição; Sequência de Ensino por Investigação
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) são plantas que já foram muito utilizadas, no passado, pela população em geral, mas tiveram sua utilização substituída pelo uso de alimentos produzidos pela agricultura baseada, principalmente, em monoculturas, o que acarretou perdas para a alimentação das pessoas, tendo em vista que a manutenção dos quintais com diferentes plantios proporciona uma maior diversidade na alimentação e uma maior ingesta de nutrientes. Essas plantas, em geral, nascem espontaneamente no meio das plantas cultivadas e são tidas como “daninhas”. Ainda que boa parte da população já tenha “ouvido falar”, elas não fazem parte do cardápio diário e corriqueiro da maioria dos brasileiros e, apesar de terem sido resgatadas nos últimos anos e virarem temática, principalmente, em programas de culinária, conduzidos por chefes de cozinha famosos, na prática, têm ficado à parte dos hábitos alimentares atuais. O presente trabalho teve como objetivo principal utilizar uma abordagem investigativa de ensino utilizando o tema PANC durante as aulas de Biologia para alunos do Ensino Médio, a fim de ser um primeiro passo para estimular o interesse desses alunos sobre esse grupo de plantas e sobre a adesão de uma alimentação mais diversificada, saudável e nutritiva. A pesquisa foi do tipo qualitativa e exploratória, e a análise dos dados realizada seguindo as etapas de uma Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa foi desenvolvida com 27 discentes, do 3° ano do Ensino Médio, com faixa etária variando entre 17 a 19 anos, em uma escola estadual localizada em Maceió (AL). Foi realizada uma atividade investigativa, por meio de uma sequência de sete aulas, listadas a seguir: 1. Aula expositiva sobre as PANCs; 2. Proposição de um “Problema de Investigação” seguido por um levantamento de hipóteses formuladas pelos estudantes; 3. Sistematização individual do conhecimento; 4. Elaboração de atividades-teste para as hipóteses levantadas; 5. Realização dos testes das hipóteses em uma feira agropecuária; 6. Registro por parte dos alunos das atividades realizadas e 7. Avaliação final da atividade. Essas aulas seguiram o proposto em uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI). A partir de um problema dado pela professora-mestranda Priscila, você tem espaço ainda no resumo que pode ocupar uma página inteira, então complete colocando o problema que foi dado e fale mais sobre os resultados. Você tem espaço para isso!!, os alunos propuseram quatro hipóteses, das quais, apenas uma foi confirmada após serem testadas durante a realização de uma atividade em campo. Durante todo o desenvolvimento do trabalho, foi verificado um despertar dos estudantes para as PANCs da região, além de uma preocupação maior quanto à alimentação. Antes do desenvolvimento da pesquisa, muitos alunos sequer conheciam as PANCs, tampouco alguns dos seus benefícios, o que mudou ao final do processo. Colocar mais informações dos resultados e conclusão nesse resumo, tendo em vista que você tem espaço.