INTEGRAÇÃO DO SISTEMA NEUROENDÓCRINO: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Sistema neuroendócrino; ensino por investigação, sequência didática investigativa (SDI)
O Sistema neuroendócrino é um dos conteúdos da biologia que tem por objetivo estudar os mecanismos de regulação das funções corporais tais como: o crescimento, desenvolvimento, vida sexual e o equilíbrio interno corporal, promovendo a perfeita relação que o individuo tem com o meio em todas as fases de sua vida. Entretanto, o modo subjetivo de transmissão do conhecimento por meio das aulas expositivas e pouco diversificadas, a linguagem científica e a falta de contextualização com o cotidiano do estudante torna o seu aprendizado pouco interessante para os estudantes do ensino médio constituindo assim um desafio pedagógico. Desde a década de 90, com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) vem se falando sobre a importância da autonomia e do protagonismo juvenil na resolução de problemas e, com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) esse protagonismo é ainda mais incentivado buscando alfabetizar cientificamente o indivíduo em formação. Este trabalho consistiu em investigar como o estudo da integração do sistema neuroendócrino por meio do ensino por investigação pode mobilizar as práticas de ensino e aprendizagem no contexto das aulas de Biologia. Na busca de resposta para este questionamento, definimos o objetivo geral: promover o aprendizado dos estudantes acerca de temas sobre a integração do sistema neuroendócrino por meio de uma atividade de ensino investigativa. A pesquisa foi elaborada sob a abordagem qualitativa, envolvendo a coleta de dados durante a execução da mesma, com registro das interações dos estudantes e avaliação do material produzido por eles, submetidos a uma análise de conteúdo baseada na abordagem de Bardin (2016). O estudo foi conduzido com uma turma da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual em Santo Antônio de Jesus/Ba, composta por jovens com idade entre 16 e 19 anos. A atividade proposta foi distribuída ao longo de sete aulas, além de tempo extraclasse dedicado à pesquisa e à produção de vídeos curtos pelos estudantes. Os resultados referem-se ao planejamento da Atividade Investigativa, à avaliação da experiência de sua aplicação e à análise das contribuições do Ensino por Investigação para a compreensão do conteúdo. A referida atividade se constituiu em instrumento e como produto da presente pesquisa em forma de e-book e, deu origem também ao produto adicional: “Safe School – integrando o sitema neuroendócrino”, escape room presencial. Em geral houve melhora no conhecimento conceitual além de atrair a atenção e mobilizar os estudantes, despertando neles curiosidade e uma postura protagonista que os aproximassem do fazer científico. Assim, evidenciamos resultado positivo da metodologia escolhida, podendo dizer que a atividade investigativa elaborada contribuiu para uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados e suas interações para a saúde e bem-estar possibilitando aos educandos a construção de conhecimentos para aprendizagens futuras.