ENSINANDO ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS DO BIOMA CAATINGA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE UM JOGO
Alagoas, ensino investigativo, evolução
O ensino de Botânica, sobretudo acerca da evolução das plantas terrestres, é baseado, muitas vezes, em métodos tradicionais que podem tornar a aprendizagem desestimulante para os estudantes. O presente trabalho aborda temas relacionados a mutações, características morfológicas das plantas, adaptação, seleção natural, entre outros, com alunos do Ensino Médio. O objetivo foi avaliar se o desenvolvimento e o uso de um jogo didático auxiliam os alunos na compreensão de conteúdos relacionados à adaptação morfológica das plantas ao bioma Caatinga. A pesquisa é de base qualitativa, calcada no método da pesquisa participante, com aplicação de uma abordagem investigativa e lúdica no estudo das características morfológicas das plantas relacionadas à adaptação ao bioma Caatinga, onde há escassez hídrica. Para tanto, com a mediação da professora-mestranda, os discentes construíram um jogo didático. A pesquisa seguiu as seguintes etapas: aplicação de um questionário; lançamento de uma proposta investigativa (uma hipótese); aulas expositivas; construção de um jogo intitulado: “Trilha na Caatinga”; aplicação do jogo; reaplicação do questionário inicial; aplicação de um novo questionário avaliativo sobre o jogo. Os resultados mostraram que os alunos que construíram o jogo tiveram melhor desempenho do que os alunos que apenas o jogaram, mostrando que todo o processo de elaboração contribuiu, positivamente, para melhora dos resultados. Os discentes se engajaram e desenvolveram habilidades como: comunicação, liderança, pensamento crítico, inteligência emocional e autonomia durante a participação nesse projeto. O produto desenvolvido foi um jogo de tabuleiro que aborda assuntos sobre adaptações das plantas da Caatinga, que será disponibilizado a outros professores e assim poderá ser utilizado no âmbito escolar.