O presente trabalho tem como objetivo promover a aprendizagem de biologia no ensino médio através do ensino por investigação de insetos, uma vez que os insetos são animais que estão presentes em quase todos os ambientes, portanto presentes no dia a dia dos estudantes e de toda comunidade escolar, sendo assim se torna importante que nossos alunos conheçam sobre esses animais, como diferenciá-los e sua importância A escolha do ensino por investigação se deu devido ser uma abordagem didática onde o estudante se torna protagonista da produção do seu conhecimento e desenvolvimentos de habilidades e competências necessárias para o letramento científico e uma formação cidadã mais eficiente. O ensino por investigação se deu através de uma Sequência de Ensino Investigativa -SEI, onde os estudante realizaram entrevistas, pesquisas, fotografaram e produziram uma cartilha com informações sobre os insetos. Foi observado que essas atividades contribuíram de forma significativa para a alfabetização científica dos estudantes, promovendo um maior engajamento, participação e cooperação nas atividades propostas. Este trabalho promoveu de forma eficiente o protagonismo estudantil onde o estudante participou de forma ativa na construção do seu conhecimento. O que foi demonstrado durante a participação dos educandos na execução das atividades realizadas.