Banca de DEFESA: MAYSE DA SILVA FAGUNDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYSE DA SILVA FAGUNDES
DATA : 28/03/2025
HORA: 10:00
LOCAL: ICBS, Bloco 9, Sala 20
TÍTULO:

O ENSINO DE EPIGENÉTICA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Genética; Epigenética; Metodologia Investigativa; Aprendizagem Significativa; Alfabetização Biológica.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O ensino de genética e epigenética no Ensino Médio apresenta desafios devido à complexidade dos conceitos e à dificuldade dos alunos em compreender temas abstratos. Para enfrentar essas barreiras e promover uma aprendizagem mais significativa, este estudo investigou a eficácia de uma sequência didática baseada na abordagem investigativa, aplicada em uma turma do Ensino Médio. O objetivo foi avaliar como essa metodologia poderia contribuir para a construção do conhecimento sobre epigenética, estimulando o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo proposta por Bardin, e envolveu a aplicação de uma sequência didática estruturada em quatro etapas: (1) levantamento de conhecimentos prévios e proposição de um problema, em que os alunos responderam a questões norteadoras sobre diferenciação celular e expressão gênica; (2) levantamento de hipóteses, onde os estudantes, organizados em grupos, formularam explicações para a questãoproblema proposta (“Por que e como pessoas que compartilham o mesmo DNA (gêmeos idênticos) podem ter características físicas e de personalidade diferentes?”); (3) teste de hipóteses e sistematização individual, momento em que foram disponibilizados materiais didáticos (textos e vídeos) para os estudantes refinarem suas hipóteses e registrarem suas conclusões de forma individual; e (4) sistematização formal e aprofundamento, com a realização de uma aula expositiva dialogada, complementada por vídeos científicos e discussões sobre as implicações da epigenética na ciência e na sociedade. Os dados foram coletados por meio das produções textuais dos alunos em cada etapa da sequência didática. Para avaliar a eficácia da abordagem, os resultados foram analisados considerando os níveis de alfabetização biológica descritos por Uno e Bybee e as dimensões da alfabetização biológica definidas por Semilarski e Laius. Os resultados indicaram que a abordagem investigativa favoreceu o desenvolvimento da alfabetização biológica dos estudantes, incentivando a formulação de hipóteses, a argumentação científica e a reflexão sobre a influência de fatores ambientais na expressão gênica. No entanto, desafios foram identificados, como a limitação de tempo para um aprofundamento mais detalhado dos conceitos e a necessidade de maior integração interdisciplinar no currículo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1306075 - RENATO SANTOS RODARTE
Interno(a) - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Interno(a) - ***.944.513-** - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA - UFRPE
Externo(a) ao Programa - 2579081 - DANIEL LEITE GOES GITAI - UFAL
Notícia cadastrada em: 12/03/2025 13:57
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