Banca de DEFESA: CRISTIANE SILVA MIRANDA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE SILVA MIRANDA
DATA : 06/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: ICBS - UFAL
TÍTULO:
UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DE COMO AULAS EM CAMPO PODEM PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: JARDIM BOTÂNICO DE SALVADOR COMO ÁREA VERDE DE ESTUDO
PALAVRAS-CHAVES:
Abordagem Qualitativa; Educação Ambiental; Sequência Didática Investigativa
PÁGINAS: 101
RESUMO:
A pesquisa tem um cunho investigativo onde são apresentas sequências de atividades que visam
ampliar a construção dos conhecimentos acerca do tema. A realização das atividades foram
conduzidas em dois locais distintos e específicos : O Colégio Estadual David Mendes Pereira
e o Jardim Botânico, ambos localizados na cidade de Salvador, Bahia. Participaram das
atividades os estudantes com idade entre 16 e 19 anos de uma turma da terceira série do Ensino
Médio deste colégio. O desevolvimento das atividades ocorreu ao longo de seis aulas, sendo
também utilizadas aulas extras do itinerário da área. Os resultados obtidos culminou com a
construção dos seguintes recursos educacionais : Cartilha Ecológica Digital produzida pelos
estudantes e Sequência Didática Investigativa produzida pela mestranda.
É fundamental que se promovam atividades como aulas em campo, que permitam aos
estudantes sair do ambiente de sala de aula e compreendam os aspectos práticos da
aprendizagem, que frequentemente lhes são apresentados de maneira predominantemente
teórica. Essas atividades possibilitam a conexão entre o conhecimento teórico e prático,
permitindo aos estudantes desenvolver uma nova perspectiva sobre o aprendizado e
experimentar, de forma concreta, a relação intrínseca entre os seres humanos e o ambiente que
os rodeia. Essa preocupação em integrar o conhecimento teórico com a vivência prática motivou
a escolha da metodologia adotada, na qual o aluno assume o papel de protagonista e o professor
atua como mediador do processo. A abordagem qualitativa foi selecionada por ser a mais
adequada a essa perspectiva. No processo de coleta de dados, foram utilizadas ferramentas
como fotografias, diário de bordo e entrevistas. A análise dos dados baseou-se na análise de
conteúdo segundo a abordagem de Bardin (2016). A percepção e o conhecimento individual
dos alunos, permitiu uma internalização efetiva dos conhecimentos adquiridos. O objetivo da
pesquisa foi estudar a educação ambiental de forma mais prática e aplicada.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Interno(a) - 1822449 - DALMO ALMEIDA DE AZEVEDO
Interno(a) - 2568449 - JORGE LUIZ LOPES DA SILVA
Externo(a) à Instituição - GABRIELE NIGRA SALGADO - UFSC