MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: OZAÍAS RODRIGUES CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OZAÍAS RODRIGUES CAVALCANTE
DATA : 25/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente, via Google Meet.
TÍTULO:

Sequência Didática sobre um Caso Limite do Empuxo de Arquimedes: O Paradoxo Hidrostático de Galileu


PALAVRAS-CHAVES:

Empuxo; Paradoxo Hidrostático de Galileu; Sequência didática; Experimento de Baixo Custo.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A ciência é dinâmica; a cada momento, paradigmas bem estabelecidos são quebrados. Além disso, os modelos desenvolvidos para explicar os fenômenos físicos, em geral, são limitados. Contudo, não é incomum encontrarmos livros didáticos que apresentam as teorias e os enunciados como se fossem definitivos, sem necessidade de atualizações, e que não abordam os casos-limite das teorias. Um exemplo disso é a flutuação dos corpos, em que muitos livros didáticos apresentam a lei do empuxo de uma maneira que gera contradições, como no caso em que um recipiente contém uma quantidade de líquido que pesa menos que um determinado objeto, e ainda assim o objeto consegue flutuar. Este é o caso do paradoxo hidrostático de Galileu. Assim, para despertar em professores e alunos a necessidade de uma postura reflexivo-crítica ao apresentar uma teoria física, desenvolvemos este trabalho, que consiste em uma sequência didática sobre o paradoxo hidrostático de Galileu, na qual propomos um experimento de baixo custo para ilustrar esta interessante situação física. A metodologia do trabalho foi baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O produto educacional desenvolvido foi aplicado em uma turma de um curso médio integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Como resultados, observamos um aumento no percentual de acertos dos alunos nas questões sobre hidrostática após a aplicação da sequência didática. Além disso, os alunos relataram não conhecer o paradoxo hidrostático de Galileu e demonstraram grande interesse pela demonstração realizada. Eles afirmaram que a prática experimental desenvolvida contribuiu para uma melhor compreensão do conteúdo e aumentou sua motivação para participar das aulas. Assim, acreditamos que a sequência didática aqui desenvolvida pode ser uma importante ferramenta para os professores que desejam ensinar tanto a flutuação arquimediana quanto a galileana.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - MARCELO CASTANHEIRA DA SILVA
Interno(a) - 2458039 - SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
Presidente - 2579019 - WAGNER FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/10/2024 15:36
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