Sequência Didática Explorando o Ensino do Futuro: Sala de Aula Invertida, Aprendizado Baseado em Problemas e Pirâmide Holográfica no Ensino Médio
Óptica Gométrica, Pirâmide Holográfica, Holografia, Sala de Aula Invertida, Ensino Baseado em Problemas
Nesta trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática que utiliza a metodologia de Sala de Aula Invertida e Ensino Baseado em Problemas voltado para o ensino e Óptica Geométrica para turmas do ensino médio da educação básica. Como forma de engajar mais os alunos na atividade, utilizamos como problemática principal da metodologia, questões relacionadas a um artefato curioso e de fácil reprodução chamado Pirâmide Holográfrica, que consiste basicamente de um tronco de pirâmide feito de acrílico, que é depositado sobre uma tela que está reproduzindo um vídeo especialmente montado para este dispositivo, de tal forma que uma imagem é projetada no centro da pirâmide, dando a impressão de uma imagem tridimensional. Através de material elaborado em vídeo, o professor instiga os alunos a uma investigação para responder um questionário relacionado ao que foi observado, dando como base teórica um material em formato de vídeo sobre temas de óptica geométrica, como leis de reflexão e refração. A sequência didática se mostrou bastante envolvente e promissora, sendo de fácil reprodução por parte de qualquer professor da rede básica brasileira.