MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: BENEDITO BRAULIO PINHEIRO GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BENEDITO BRAULIO PINHEIRO GOMES
DATA : 27/02/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Virtualmente, via Google Meet.
TÍTULO:

Jogo de Tabuleiro para o Ensino de Formas de Energia no Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física; Construtivismo; Jogos de Tabuleiro; Formas de Energia.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

A Física é um dos componentes curriculares essenciais no ensino, abrangendo diversos conhecimentos que permitem compreender muitos aspectos da nossa realidade. No entanto, é frequentemente vista como uma disciplina difícil por grande parte dos estudantes, muitos dos quais também afirmam não gostar dela. Essa percepção, em parte, parece ser resultado do fato de que a Física ainda é, muitas vezes, ensinada de maneira tradicional, com o professor apresentando o conteúdo no quadro, focando principalmente no uso das fórmulas relacionadas aos temas do curso. Posteriormente, os alunos são avaliados por meio de provas que verificam apenas sua capacidade de aplicar essas fórmulas. Felizmente, há algumas décadas, vários educadores, incluindo professores de Física, têm buscado transformar o ensino das disciplinas, tornando-os mais contextualizados. Essa abordagem visa ensinar os conteúdos sem abrir mão do rigor matemático, quando necessário, incorporando ferramentas didáticas para tornar o aprendizado mais efetivo e envolvente. Foi nesse contexto que desenvolvemos um jogo de tabuleiro para auxiliar os alunos no aprendizado de algumas formas importantes de energia, como energia cinética, energia potencial gravitacional e elástica, e energia elétrica. O jogo foi fundamentado na abordagem pedagógica do Construtivismo, com o objetivo de promover um aprendizado ativo e centrado no aluno. Além disso, foi projetado para ser um material de baixo custo, acessível às escolas. Como resultado, observamos uma melhora significativa no nível de acertos dos alunos em alguns temas. Ademais, a grande maioria dos estudantes afirmou que o jogo contribuiu para uma aprendizagem mais interativa e divertida, ajudando-os a compreender melhor o conteúdo. Por fim, esperamos que o jogo desenvolvido neste trabalho contribua para a promoção de um ensino de Física mais dinâmico e efetivo para os alunos do ensino médio.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - PAULO VICTOR SANTOS SOUZA
Interno(a) - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Presidente - 2579019 - WAGNER FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 15:12
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 09/05/2025 14:42