MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SAMUEL VIEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAMUEL VIEIRA DOS SANTOS
DATA : 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

SALA DE AULA INVERTIDA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física, Metodologia ativa de Sala de aula invertida, plataforma educacional, Leis de Newton.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

O processo de ensino-aprendizagem tem se tornado um desafio crescente. Em relação ao ensino de Física, é evidente a percepção negativa por parte dos estudantes, que frequentemente se sentem desmotivados devido à escassez de recursos tecnológicos disponibilizados em suas práticas pedagógicas. Para acompanhar essa evolução tecnológica que se intensifica, torna-se necessário promover uma mudança nesse processo de ensino e aprendizagem; desse modo, buscamos novas ferramentas tecnológicas e metodologia ativa que possam auxiliar na educação em Física. Esta dissertação propõe a utilização da teoria da aprendizagem significativa aliada a metodologia ativa sala de aula invertida no ensino da das Leis de Newton, por meio de experimentos, plataforma educacional online seneca e khan academy, textos, videos e sites educacionais, com o objetivo de complementar o ensino de Física e aumentar a frequência das práticas experimentais em sala de aula. Para isso, com o intuito de enriquecer as aulas de física, foi apresentada uma proposta de produto educacional, que através da aplicação e dos dados obtidos, demonstre um processo de aprendizagem potencialmente significativo. Para a aplicação deste, foram aplicados questionários iniciais e finais, foi adotada uma turma controle, na qual foi aplicado o ensino tradicional, e teve como objetivo fazer comparação com os resultados avaliativos obtidos a partir da aplicação do produto educacional na turma experimental. Em virtude do fato de que vivemos em uma era na qual a maioria das pessoas está conectada por meio da tecnologia, e para acompanhar essa crescente transformação tecnológica, ao longo de todo o processo de aplicação, os alunos utilizaram seus celulares para acessar as plataformas educacionais seneca e khan academy.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - ANA PAULA PERDIGÃO PRAXEDES
Presidente - 1544173 - PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
Interno(a) - 2458039 - SAMUEL SILVA DE ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 28/01/2025 12:46
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 09/05/2025 14:36