SALA DE AULA INVERTIDA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LEIS DE NEWTON
Ensino de Física, Metodologia ativa de Sala de aula invertida, plataforma educacional, Leis de Newton.
O processo de ensino-aprendizagem tem se tornado um desafio crescente. Em relação ao ensino de Física, é evidente a percepção negativa por parte dos estudantes, que frequentemente se sentem desmotivados devido à escassez de recursos tecnológicos disponibilizados em suas práticas pedagógicas. Para acompanhar essa evolução tecnológica que se intensifica, torna-se necessário promover uma mudança nesse processo de ensino e aprendizagem; desse modo, buscamos novas ferramentas tecnológicas e metodologia ativa que possam auxiliar na educação em Física. Esta dissertação propõe a utilização da teoria da aprendizagem significativa aliada a metodologia ativa sala de aula invertida no ensino da das Leis de Newton, por meio de experimentos, plataforma educacional online seneca e khan academy, textos, videos e sites educacionais, com o objetivo de complementar o ensino de Física e aumentar a frequência das práticas experimentais em sala de aula. Para isso, com o intuito de enriquecer as aulas de física, foi apresentada uma proposta de produto educacional, que através da aplicação e dos dados obtidos, demonstre um processo de aprendizagem potencialmente significativo. Para a aplicação deste, foram aplicados questionários iniciais e finais, foi adotada uma turma controle, na qual foi aplicado o ensino tradicional, e teve como objetivo fazer comparação com os resultados avaliativos obtidos a partir da aplicação do produto educacional na turma experimental. Em virtude do fato de que vivemos em uma era na qual a maioria das pessoas está conectada por meio da tecnologia, e para acompanhar essa crescente transformação tecnológica, ao longo de todo o processo de aplicação, os alunos utilizaram seus celulares para acessar as plataformas educacionais seneca e khan academy.