MNPEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA INSTITUTO DE FISICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KLEVERSON LOPES GUIMARAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEVERSON LOPES GUIMARAES
DATA : 15/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remotamente, via Google Meet
TÍTULO:

Uso do simulador Modellus para o ensino de física: uma sequência didática para o ensino de lançamento de projéteis


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de Física, Lançamento de Projéteis, Simulação, Modellus. 


PÁGINAS: 104
RESUMO:

Este trabalho trata de uma sequência didática baseada nas teorias de aprendizagem de Ausubel,
com foco na criação de uma sequência didática, voltada para a utilização de uma simulação no
simulador Modellus, afim de ensinar o assunto de lançamento de projéteis. O simulador
Modellus traz algumas vantagens que podem ser aliadas no processo de ensino do docente,
podendo auxiliar o professor em um dos principais problemas para o ensino de ciências em
geral, que é a falta de um laboratório adequado para o ensino de ciências. Com esse laboratório
virtual o professor pode cobrir a carência de equipamentos que faltam no laboratório para um
experimento adequado e ainda estimular o aluno, pois o laboratório é, de maneira virtual, algo
que atualmente o aluno tem grande domínio. A sequência didática apresentada no trabalho serve
como uma opção a mais para o professor usar em suas aulas e tem como objetivo principal
melhorar o ensino de física nas escolas, com foco no ensino de lançamento de projéteis. A
sequência apresentada tem como objetivo tornar o aluno protagonista do ensino, pois são eles
que atuam no ensino com o auxílio do simulador, deixando o professor como mediador do
processo de ensino-aprendizagem. Com o uso do simulador, o professor tem um vasto leque de
trabalho, podendo criar simulações para os alunos alcançarem seus objetivos ou também pode
atuar como mediador para que tais estudantes criem as próprias simulações, deixando-os
trabalharem um dos principais fatores que são cobrados na formação de um cidadão, que é o
uso da criatividade. O simulador também pode auxiliar os alunos a entenderem como funciona
um processo de programação, no qual eles criam simulações e conseguem juntar o ensino
teórico a uma prática. Com o simulador, o professor consegue também cobrir algumas lacunas
que são deixadas na aula expositiva, como o de associar o conteúdo a um movimento. Tendo
em vista a dificuldade de fazer com que os alunos consigam associar o que é falado em sala de
aula a algo do dia a dia, o simulador consegue ser um auxílio ao professor. Além disso, o
simulador também se torna um facilitador na parte matemática, pois os alunos não precisam
resolver cálculos e montar gráficos no papel, uma vez que a própria máquina consegue fazer
esse processo de maneira bastante simples e intuitiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - RICARDO BATISTA DO CARMO
Interno(a) - 2092422 - ANDRE LUIS BAGGIO
Presidente - ***.454.174-** - FREDERICO SALGUEIRO PASSOS - IFAL
Notícia cadastrada em: 09/07/2025 17:00
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