Programação em Blocos no Ensino de Física: Um Roteiro para Desenvolvimento de Aplicativos Educacionais.
Ensino de Física. Programação em Blocos. Aprendizagem Significativa. Produto Educacional. MIT App Inventor.
O ensino de Física no Ensino Médio enfrenta desafios históricos ligados à abstração
dos conceitos, o que frequentemente resulta em uma aprendizagem mecânica e
descontextualizada. Este trabalho investiga o potencial da programação em blocos
como ferramenta para promover uma aprendizagem significativa de tópicos de
mecânica clássica. O objetivo principal foi desenvolver, aplicar e analisar um produto
educacional, na forma de um roteiro didático, que utiliza a plataforma MIT App Inventor
para guiar estudantes na criação de um aplicativo sobre colisões unidimensionais e a
conservação do momento linear. A metodologia, de natureza aplicada e abordagem
mista, foi implementada com uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola
particular. A fundamentação teórica da proposta articula os princípios do
Construcionismo de Seymour Papert, da Aprendizagem Significativa de David
Ausubel e da Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky. A aplicação da
sequência didática, organizada em seis aulas, envolveu a aplicação de pré e pós-
testes e a construção guiada do aplicativo. Os resultados quantitativos e qualitativos
indicam um avanço significativo na compreensão dos conceitos de colisões elásticas
e inelásticas e da conservação da quantidade de movimento. A análise da percepção
dos alunos revelou alto engajamento e uma mudança na visão sobre a programação,
que passou a ser vista como uma ferramenta acessível para a criação e expressão do
conhecimento. Conclui-se que o roteiro didático se mostrou uma ferramenta de
mediação eficaz, permitindo que os alunos materializassem conceitos físicos
abstratos em um artefato digital concreto, fortalecendo o protagonismo e o
desenvolvimento do pensamento computacional.