Ensino e Avaliação de Competências em Química no Ensino Médio à Luz da BNCC.
BNCC,Centros de interesse, Ciência.
Desde de 2017, o ensino médio brasileiro vem atravessando mudanças na arquitetura e no currículo, as quais podem ser observadas através da redução de carga horária da disciplina de Química enquanto componente da formação geral básica, pela introdução de itinerários formativos bem como pela organização curricular em torno do desenvolvimento de competências e habilidades. Diante deste cenário, este trabalho pretende compreender quais os principais desafios enfrentados pelos professores de Química da rede estadual de ensino de Alagoas, bem como propor metodologias capazes de alcançar os objetivos de ensino e avaliação propostos na base comum curricular (BNCC). Para isso, foi realizada a aplicação de questionário de pesquisa com professores e está em fase de desenvolvimento uma proposta de sequência didática baseada na metodologia centros de interesse. Até o momento, foi possível observar que 50% dos professores que participaram da pesquisa não tratam as habilidades da BNCC como foco principal durante o planejamento das avaliações e atribuem isso a questões como falta de formação continuada e especializada ou falta de tempo para planejar avaliações adequadas à nova realidade. Nesse sentido, esse trabalho contribui para o planejamento das políticas educacionais do estado e também desenvolve material de auxílio para os professores da rede.