A FERMENTAÇÃO DA KOMBUCHA: ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Aprendizagem Baseada em Projetos, Kombucha, Fermentação.
O presente trabalho investiga a aplicação da metodologia conhecida como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de Química Orgânica, através da produção e análise da kombucha, uma bebida fermentada
tradicionalmente apreciada por seus benefícios à saúde. O estudo foi realizado com alunos do 3o ano do ensino médio, com o objetivo de promover um entendimento profundo dos conceitos biológicos e químicos envolvidos no processo de fermentação, bem como desenvolver habilidades práticas e analíticas.
A metodologia adotada envolveu uma aula expositiva sobre fermentação, probióticos e antioxidantes, seguida pela realização da prática experimental de preparação da kombucha. Os alunos participaram ativamente de todas as
etapas do experimento, desde a preparação do chá até a adição do SCOBY (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeasts) e monitoramento da fermentação. A prática incluiu a documentação detalhada dos procedimentos e observações em diários de laboratório.
Para avaliar a eficácia da ABP, foram utilizados diversos métodos de avaliação, incluindo testes de conhecimento, análise de diários de laboratório, relatórios de progresso, e apresentações finais. A avaliação também considerou a
participação ativa dos alunos, suas habilidades de trabalho em equipe, e a capacidade de análise e interpretação de dados experimentais.