Banca de DEFESA: JAMES ALEX DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAMES ALEX DA SILVA
DATA : 03/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

DA ESCOLA A VIDA COTIDIANA: O ENSINO DE QUÌMICA VERDE NA FORMAÇÃO DE CONSUMIDORES MAIS CONSCIENTES.


PALAVRAS-CHAVES:

Química Verde; Educação Ambiental; Sustentabilidade.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A busca por estratégias pedagógicas que aliadas ao ensino tradicional funcionem como ferramentas assertivas a uma educação ambiental de caráter mais sólido, que venham diretamente assim sensibilizar estudantes a uma maior conscientização no enfrentamento dos problemas ambientais contemporâneos e formação de consumidores mais conscientes. O Ensino de Química Verde tem o potencial de ajudar alunos a melhor compreenderem a importância das ciências e suas áreas afins na construção de um futuro que melhor viabilize   a biodiversidade do planeta. Esta pesquisa tem como objetivo entender as contribuições de uma sequência didática aplicada com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública relacionando conteúdos de tabela periódica com conhecimentos de Química Verde objetivando assim entender como esses conhecimentos podem influenciar a formação de cidadãos mais ecológicos. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de caráter exploratório; utilizando para isso a instrução por pares (Peer Instruction) como metodologia ativa, em que problematizações presentes no cotidiano dos alunos foram inseridas no formato de atividades que, desenvolvidas em cinco momentos, permitiram aos alunos melhor analisar e entender o contexto estrutural da tabela periódica, danos causados ao meio ambiente e pessoas por múltiplas vias de contaminação, composição química de materiais de uso cotidiano dos estudantes, apresentação dos resultados de seus trabalhos e sensibilização escolar para os problemas ambientais e seus desafios por meio de uma exposição com apresentação de painéis . A metodologia nesta pesquisa utilizada inseriu no contexto dos discentes a oportunidade de aos pares melhor articular conhecimentos empíricos a teorias científicas, construindo assim uma linha de aprendizagem para eles, com mais significado e próximas a suas realidades. Importante destacar que mesmo diante de excelentes resultados posteriormente apresentados e discutidos, existem desafios a serem enfrentados na tarefa docente, ainda que apresentando caráter inovador, o trabalho com metodologias ativas nesta pesquisa funcionou como uma ferramenta de caráter auxiliar ao ensino tradicional, enriquecendo em muito a prática docente direcionada a química. Diante do exposto o Ensino de Química Verde conseguiu em uma perspectiva colaborativa, despertar nos estudantes aspectos como, observação, criticidade, resolução de problemas e uma maior atenção em sua maneira de consumir, buscando assim, a formação de um indivíduo ecologicamente mais comprometido com o progresso contemporâneo dos recursos naturais ainda disponíveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121008 - SONIA SALGUEIRO MACHADO
Interno(a) - 1328448 - ELIEMERSON DE SOUZA SALES
Interno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Externo(a) à Instituição - ANTÔNIO INÁCIO DINIZ JUNIOR - UFRPE
Notícia cadastrada em: 02/06/2025 17:24
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