Banca de QUALIFICAÇÃO: MICK JHORDAN VASCONCELOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICK JHORDAN VASCONCELOS SANTOS
DATA : 05/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

Gameficação em Química - Desenvolvimento e utilização de um Role-Playing Game(RPG) Eletrônico para o ensino da termodinâmica


PALAVRAS-CHAVES:

Físico-Química, Ensino de Química, Termodinâmica


PÁGINAS: 22
RESUMO:

Tendo em vista os desafios clássicos do ensino de química como sendo considerado um componente curricular difícil, e por vezes depender de conhecimentos prévios de matemática e conteúdos afins, bem como
alinhado aos desafios escolares contemporâneos, por exemplo: uso de tecnologias que prendem a atenção dos estudantes o que acarreta dispersão destes em relação ao que o professor está ensinando, fazem- se necessárias estratégias pedagógicas lúdicas, como por exemplo: jogos e atividades educativas (Chagas, 2021). Esses desafios podem esbarrar em outros fatores, como as lacunas de aprendizagem em outras disciplinas, como é o caso do ensino de química na segunda série do ensino médio, por tratar frequentemente de assuntos de Físico- química, assuntos que regularmente utilizam de conhecimentos prévios de matemática (Silva et. al, 2017). Pensando no cenário descrito, surgiu a ideia de desenvolver um jogo educativo eletrônico do gênero
RPG que visa trabalhar conceitos de termodinâmica. Para tal, se faz necessário uma engine, traduzindo: motor, que é um gênero de software voltado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos. É possível destacar o uso de RPG’s eletrônicos no ensino de Química, como por exemplo, pode-se destacar trabalhos como: Cariello (2022) que traz uma prospecção do que já foi feito em RPG Maker, ferramenta de criação de RPG eletrônico para o Ensino de Química e também traz análises das línguas as quais esses jogos predominam, como sendo o
Português 55%, o indonésio 30% e o inglês com 5% e o percentual restante se encontram jogos escritos e mais de um idioma. Diante disso, a escolha pela termodinâmica se dá em função de alguns fatores: o grau de dificuldade por parte dos estudantes de nível médio em assimilar conceitos de físico-química, poucos trabalhos que trazem RPG’s eletrônicos que usem conteúdos relacionados a este conteúdo e trabalhos dentro do programa de mestrado profissional em rede/PROFQUI, que aborde Físico-química. Diante do exposto, a pergunta norteadora do presente trabalho é: quais as contribuições do RPG no Ensino de Físico-química numa perspectiva lúdica?


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1820982 - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL - nullInterno(a) - 1866175 - MONIQUE GABRIELLA ANGELO DA SILVA
Presidente - 2319362 - VALERIA RODRIGUES DOS SANTOS MALTA
Notícia cadastrada em: 23/07/2025 16:10
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