GUIA DIDÁTICO PARA AULA DE QUÍMICA COM FOCO NA ANÁLISE FÍSICO QUÍMICA DA ÁGUA DA LAGUNA MUNDAÚ
Ensino de Química, Metodologias Ativas, Ensino por Investigação.
A dissertação apresenta uma proposta metodológica inovadora voltada ao ensino de Química no contexto do ensino médio, especialmente relevante no cenário pós-pandemia. A partir da constatação de perdas significativas de aprendizagem, o trabalho fundamenta-se em metodologias ativas — como o ensino por investigação, a experimentação problematizadora e a cultura maker — para reconstruir o engajamento e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Ancorada na Teoria da Atividade e no referencial sociocultural de Vygotsky, a proposta pedagógica articula a aprendizagem científica com a realidade socioambiental dos alunos por meio de uma sequência didática centrada na análise da água da Lagoa Mundaú, em Maceió-AL. A pesquisa, realizada com alunos do 2º ano do ensino médio da rede pública, insere-se em um contexto marcado por vulnerabilidades sociais, ambientais e educacionais agravadas por eventos recentes, como o colapso da Mina 18 da Braskem. Utilizando práticas experimentais in loco e técnicas de análise qualitativa, o estudo não apenas explora conceitos físico-químicos relevantes, mas também promove o protagonismo estudantil e a alfabetização científica crítica. O guia didático resultante visa ser um material de apoio acessível, aplicável e significativo, reforçando a função transformadora da educação científica. Dessa forma, a dissertação oferece uma contribuição sólida à formação docente e à produção de conhecimento educacional aplicado.