O LUGAR DA QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: PROMOVENDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO E DESCARTE DE PLÁSTICO.
Plásticos. Educação Ambiental. Ensino de Química. Descarte. Conscientização.
Diante da grande problemática em torno do uso e descarte inconsciente dos plásticos e pela observação dentro do ambiente escolar e seu entorno, percebeu-se a necessidade de um estudo voltado para a conscientização sobre o uso e descarte de plásticos. Após questionamentos feitos aos estudantes sobre a problemática plásticos, notou-se a importância da inserção dessa temática nas aulas de química do ensino médio da Escola Estadual Adalberto Marroquim. Fato que motivou a abordagem da temática “Polímeros” e a partir daí, o desenvolvimento de uma cartilha com aulas voltadas para maior conhecimento sobre o tema. A mediação do professor é fundamental para auxiliar o desenvolvimento crítico e a conscientização chamando a atenção também para a temática sustentabilidade, de modo que o discente compreenda o mundo que o cerca e qual o seu papel nesse contexto com vistas a amenizar impactos ambientais. O principal objetivo desta sequência didática é que os estudantes saibam reconhecer os diferentes tipos de polímeros, focando no consumo sustentável de materiais plásticos, de modo que possam agir ativamente no local onde estão inseridos, contribuindo com a sociedade. Destaca-se esta problemática nas aulas de Química buscando um lugar no novo cenário da educação no Brasil, tendo em vista implantação do Novo Ensino Médio, trazendo os Itinerários Formativos, e dentro destes, uma roupagem de destaque para a Química. O produto educacional consiste em uma cartilha com que possa contribuir significativamente com as aulas de química de qualquer professor que queira abordar esta temática, chamando a atenção tanto para o conhecimento dos “Polímeros”, quanto para a conscientização sobre o uso e descarte destes materiais contribuindo para o desenvolvimento sustentável de forma efetiva.